Ocorrências de furtos e roubos têm queda em Mogi das Cruzes no mês de julho

Secretaria de Segurança

23 de setembro de 2025
O trabalho de segurança em Mogi das Cruzes vem recebendo investimentos da Prefeitura com ações em tecnologia, estruturas e valorização da Guarda Civil Municipal (Divulgação/PMMC)

Mogi das Cruzes registrou queda no número de ocorrências de furtos e roubos no mês de julho deste ano, comparado com 2024. Os dados mostram evolução nos indicadores e mostram resultados práticos dos investimentos realizados pela Prefeitura em segurança pública, com tecnologia, equipamentos e valorização do trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal.

O número de ocorrências de furtos na cidade caiu 16,36%, enquanto o de roubos teve diminuição de 14,47% no período. Os dados foram divulgados na última semana pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com base nos registros de boletins de ocorrências.

“Os índices são bastante positivos e mostram uma tendência de melhoria na sensação de segurança na cidade, com a diminuição nos indicadores. Com os investimentos que estão sendo realizados pela administração municipal e a integração da Guarda Civil Municipal com as Polícias Militar e Civil, é possível uma resposta mais rápida e eficiente para a população”, destacou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.

Na última quinta-feira (18/09), foi lançado o Smart Mogi, novo sistema de monitoramento com reconhecimento facial. Integrado ao banco de dados do Programa Muralha Paulista, da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, ele garante maior eficiência no monitoramento da cidade, com cruzamento de dados. Ao todo, 210 câmeras na região central e nos bairros contarão com o serviço, que já está em pleno funcionamento.

Durante o evento, a Prefeitura também anunciou a ampliação do sistema de monitoramento em Mogi das Cruzes. Serão instaladas 51 novas câmeras de monitoramento - incluindo 10 que terão reconhecimento facial. Com isso, o número de equipamentos de monitoramento na cidade passará para 658 câmeras de monitoramento, sendo 210 câmeras com reconhecimento facial e 448 equipamentos entre leitura de placas de veículos e monitoramento.

A efetividade das ações de segurança desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes também se mostra com ações desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal. Neste final de semana, a corporação prendeu dois suspeitos em ocorrências de roubos e furtos, além de capturar um homem procurado pela Justiça.

Na noite deste sábado (20/09), um homem foi preso suspeito de tentar furtar a Unidade Básica de Saúde de Braz Cubas. Câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) flagraram a movimentação suspeita e acionaram uma viatura da Guarda Civil Municipal. Ao chegar ao local, flagraram o homem em um poste, tentando danificar a estrutura de energia elétrica da unidade. Ele tentou fugir, mas foi preso pela Guarda Civil e encaminhado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça.

Já na madrugada desta segunda-feira (22/09), a Guarda Civil prendeu um homem acusado de roubo, na avenida Francisco Ferreira Lopes, em Braz Cubas. A viatura da corporação foi abordada por uma pessoa que denunciou o crime. A vítima informou as características do autor e informou que seu cartão bancário havia sido utilizado em um estabelecimento comercial, que fica na mesma via.

Os guardas civis foram até o local e encontraram o suspeito, que foi reconhecido pela vítima. A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde a voz de prisão do suspeito foi ratificada pela autoridade policial.

A Guarda Civil Municipal também capturou um procurado pela Justiça, na avenida Henrique Peres, também em Braz Cubas, na manhã deste domingo (21/09). A viatura da corporação foi acionada pelo COI, já que o veículo do homem havia passado por um equipamento que faz a leitura de placas. Ele foi abordado e, após a confirmação de sua identidade, encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Investimentos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de investimentos em segurança no município. No início deste mês, a administração municipal iniciou as atividades da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), que possibilita que os guardas civis municipais trabalhem no período de folga. A medida permitirá que o número de agentes nas ruas seja ampliado entre 20% e 25%, com investimento de R$ 240 mil/mês.

A administração municipal também incorporou ao patrulhamento nas ruas de 64 novos guardas civis municipais, em março. Para isso, a administração municipal investiu R$ 1,7 milhão para a compra de uniformes e coletes balísticos que são usados pelos profissionais.

Em agosto, foi lançado o aplicativo SOS Mulher Mogiana, uma plataforma é direcionada exclusivamente para que mulheres com medidas protetivas possam acionar socorro imediato em casos de urgência e beneficiará mais de 280 mulheres vitimas de violência. O SOS Mulher Mogiana funciona como uma ferramenta de emergência para mulheres que possuem medidas protetivas, permitindo que elas acionem rapidamente a Patrulha Maria da Penha e a Guarda Municipal.

Outro destaque é a reativação da base da Guarda Civil Municipal na praça Oswaldo Cruz, em abril. O local foi totalmente recuperado pela administração municipal e voltou a funcionar 24 horas por dia. Além do atendimento ao público, os guardas civis também atuam no monitoramento da região central. Uma viatura também está designada para o local, tornando o atendimento a ocorrências mais rápido e eficiente. 

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.