Operação da Secretaria de Segurança identifica descumprimento às Leis Seca e do Silêncio e apreende linha chilena

Secretaria de Segurança

13 de outubro de 2025
Linhas chilenas, que são proibidas por lei, por causa do risco de acidentes graves, foram apreendidas no bairro Botujuru (Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Segurança de Mogi das Cruzes realizou neste fim de semana (11 e 12 de outubro) uma operação conjunta, por meio do Departamento de Fiscalização de Posturas, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, nas regiões de Jundiapeba e Jardim Aeroporto, para atender a denúncias de moradores de que estariam acontecendo pancadões, com música acima do volume permitido por lei e venda de bebidas alcoólicas fora do horário previsto também pela legislação.

Em Jundiapeba, dois comerciantes foram notificados por descumprimento à Lei do Silêncio. Já no Jardim Aeroporto, quatro adegas foram fiscalizadas, sendo uma delas notificada por descumprimento da Lei Seca.

Botujuru
Além da operação no Jardim Aeroporto e em Jundiapeba, a equipe da Secretaria de Segurança também identificou no bairro Botujuru a soltura de pipas com utilização de linha chilena, cujo uso é proibido (Lei Municipal nº 6953, de 5 de agosto de 2014, com multa de R$ 11.915,00 (50 Unidades Fiscais do Município) e o dobro do valor em caso de reincidência.

A linha conhecida como “chilena” é cortante e oferece alto risco de acidentes graves, que podem ser fatais, especialmente para motociclistas e pedestres. 

Cinco carretéis de linha chilena foram apreendidos pela equipe da Secretaria de Segurança e uma pessoa foi autuada por comercializar o produto proibido.

Os mogianos podem entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.