Ouvidoria Geral
A Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (19/11) pelo prefeito Marco Bertaiolli, em uma cerimônia realizada no Gabinete. O órgão será um canal direto de comunicação entre a Prefeitura e a população para solicitações de serviços, reclamações e sugestões, além de buscar agilizar o atendimento às demandas dos mogianos. O evento contou com a presença do ouvidor geral, Romildo Campello, de autoridades e de representantes da sociedade civil.
Criada pela lei 6.421, de 5 de julho de 2010, a Ouvidoria Geral atende a população pelo telefone 156, pelo e-mail ouvidoria@pmmc.com.br, pelo Twitter @OuvidoriaMogi ou por carta. Além disso, as pessoas também podem buscar o atendimento pessoalmente, na unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no prédio da Prefeitura.
"Criar a Ouvidoria foi a quebra de paradigmas. O sistema é todo integrado, então, foi um trabalho de troca de equipamentos, de construção de softwares e de treinamento de pessoas. O que queremos é uma cidade ativa e participativa", destacou o prefeito.
Nesta primeira fase, a Ouvidoria Geral está atendendo as demandas do Semae e das Secretarias Municipais de Obras, Serviços Urbanos, Transportes, Segurança e Saúde, que teve a estrutura de sua ouvidoria encampada. No total, o órgão tem 15 funcionários, sendo nove no atendimento e seis na gestão.
Durante o período de testes dos serviços, que durou 45 dias, a Ouvidoria já fez 1.276 atendimentos, sendo que 48% deste total foi finalizado, 39% das intervenções estão agendadas e 13% estão pendentes.
"É uma orientação do prefeito para que seja dado retorno a todos os cidadãos. A Ouvidoria era um compromisso, um clamor da sociedade e se constitui em um processo de criação de cidadania. O que queremos é que se crie uma cidade grande, mas que cuide das pessoas para que possa crescer de forma sustentável", disse Romildo.
O ouvidor lembrou ainda que foi criado um sistema especialmente para o órgão que permite descentralizar o acesso dentro da Administração Municipal e controlar todas as informações em um mesmo local. Esta medida irá permitir um atendimento mais ágil às demandas da população.
Também participaram da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo, os vereadores Carlos Evaristo da Silva, Protássio Nogueira, Geraldo Tomaz Augusto, Olímpio Tomiyama, Jean Lopes, Expedito Ubiratan Tobias, Emília Rodrigues e Osvaldo Ferreira dos Santos, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mogi das Cruzes, Marco Antonio Soares Júnior. (LM)