Palestra encerra ciclo formativo de 2023 para profissionais de apoio da rede municipal de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

12 de dezembro de 2023
A palestra “Crise ou Birra: O que você precisa saber?” foi ministrada por terapeutas ocupacionais de uma clínica particular da cidade. (Divulgação/PMMC)

Profissionais de apoio, que atuam nas escolas municipais de Mogi das Cruzes, encerraram nesta segunda-feira (11/12) o ciclo formativo de 2023. O encontrou contou com uma palestra sobre a diferença entre crise e birra, além da exposição de materiais produzidos pelos profissionais para uso em sala de aula e a entrega de certificados. Ao longo do ano, foram 10 formações, organizadas pela Divisão de Apoio à Inclusão Escolar do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação.

A palestra “Crise ou Birra: O que você precisa saber?” foi ministrada por terapeutas ocupacionais de uma clínica particular da cidade, que falaram sobre as diferenças entre uma crise sensorial e o comportamento de birra.  As palestrantes foram Beatriz Strazzer (graduada pelo Centro Universitário São Camilo com experiência em Saúde Mental na APAE e em cidades da região), Mariella Zuccon (formada pela USP com experiência em outros países na área de Educação Especial e Autismo) e Roberta Lemos (formada pela UNESP com experiência na APAE de Mogi das Cruzes). 

Há um ano como profissional de apoio, Anderson da Costa Soares, que atua no Cempre Benedito Ferreira Lopes ( Vila Lavínia) destacou a importância das formações. “Todo aprendizado que a gente recebe aqui é essencial para a escola. Quando a gente chega na sala de aula para atender os alunos, conseguimos um know-how com a equipe do departamento e as palestrantes. Cheguei sem saber nada e meu aluno tem evoluído muito”, disse.

“Tive a oportunidade de trabalhar com algumas de vocês e ver de perto o quanto este trabalho faz a diferença na vida das crianças, das famílias e de toda a comunidade escolar. Ter a presença de vocês com o olhar carinhoso e cuidadoso faz toda a diferença para a qualidade de aprendizagem, a interação social e a qualidade de vida das crianças”, disse a secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes, que participou da entrega de certificados ao lado do diretor do Departamento de Gestão de Pessoal da Educação, Roberto Okudaira.

A programação também contou com a confraternização entre os participantes, o sorteio de sessões de reflexologia e massagem e uma dinâmica com a profissional de Educação Física e gestora do Pró-Hiper, Juliane de Moraes Batista.  Os professores Elias Soares, Tiago Silva e Tiago Puddo, do projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Secretaria de Educação com gestão da Sinfônica Mogi, fizeram uma apresentação musical com a participação do coordenador dos projetos de educação musical da Pasta, maestro Allan Caetano.

Para a responsável da Divisão de Apoio à Inclusão Escolar, Renata Agueda, o encerramento do ciclo formativo demonstra a efetividade da educação inclusiva e sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos. “Temos uma devolutiva muito positiva de pais, famílias e diretores das escolas. Trazemos para nossos profissionais assuntos relevantes para o seu dia a dia na escola, que tragam luz para sua prática em sala de aula junto aos professores. É um trabalho efetivo que está contribuindo para o desenvolvimento de nossos alunos público-alvo da educação especial”, disse.