Parceria permitirá a integração de câmeras de monitoramento para melhoria da segurança

Secretaria de Segurança

23 de setembro de 2022
Parceria para integração do monitoramento foi definida em reunião entre o prefeito Caio Cunha, representantes da Prefeitura e do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciará um projeto-piloto de parceria com a iniciativa privada para a melhoria da segurança pública, com a integração de câmeras de monitoramento privadas com o sistema municipal. A primeira ação foi definida em uma reunião, realizada nesta semana, entre o prefeito Caio Cunha e representantes do Clube de Campo de Mogi das Cruzes.

Duas câmeras de monitoramento, semelhantes às utilizadas pela Prefeitura, serão adquiridas pela entidade esportiva e instaladas em diferentes locais das proximidades do clube. Uma delas, será capaz de monitorar a praça Francisca de Campos Mello Freire e a rua Galdino Alves. Já a outra, será implantada na rua Duarte de Freitas e também poderá monitorar o trecho inicial da rua Doutor Ricardo Vilela.

“Vamos começar um projeto-piloto de operação de câmeras compartilhadas, que deve aumentar muito nosso potencial de monitoramento em segurança pública. Vamos iniciar com uma parceria com o Clube de Campo, cujas câmeras serão conectadas à nossa central. Estamos trabalhando de forma sustentável para ampliar a segurança dos mogianos e mogianas”, destacou o prefeito Caio Cunha.

A integração de câmeras privadas de monitoramento com o sistema municipal faz parte dos investimentos para a melhoria da segurança pública em Mogi das Cruzes. Na região atendida pelo projeto-piloto, a estrutura irá contribuir para o combate a ocorrências de furto e golpes do PIX, além da ação de intimidação de guardadores de carro. A previsão é que a integração seja possível em cerca de 40 dias.

Além do projeto-piloto de integração das câmeras de monitoramento, as rondas da Guarda Municipal na região foram ampliadas.

“A Prefeitura tem um planejamento de ações de curto, médio e longo prazos para a melhoria da segurança da população de Mogi das Cruzes. O projeto de integração de câmeras de monitoramento está entre os projetos de curto prazo, em que é possível oferecer uma resposta efetiva mais rápida”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

O secretário lembrou ainda que o investimento em tecnologia é uma prioridade para a administração municipal. No início deste mês, a Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou a nova Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. A estrutura reúne diversos serviços voltados ao trânsito e ao transporte coletivo e também é um apoio à segurança púbica, com a utilização das câmeras para ampliação do monitoramento e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está conectada ao sistema Detecta. 

A administração municipal também possui projetos futuros, como a ampliação e modernização do sistema de monitoramento da cidade e a implantação da muralha eletrônica, em que equipamentos são implantados nas entradas e saídas da cidade, dificultando o acesso e a fuga de criminosos.