Patrulha Ambiental faz um ano com resultados positivos para a preservação de recursos naturais

Secretaria de Segurança

05 de julho de 2022
Trabalho da Patrulha Ambiental permitiu a apreensão de equipamentos utilizados para a caça ilegal de animais silvestres, como espingardas e gaiolas (Divulgação)

A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes completou um ano de atuação no início do mês de julho, com resultados positivos no trabalho para a preservação ambiental e dos recursos naturais do município. Durante este período, o grupamento atendeu 114 ocorrências como crimes ambientais, perturbação do sossego e maus tratos de animais.

Em seu primeiro ano de operação, a Patrulha Ambiental realizou a apreensão de nove veículos, entre tratores, caminhões e automóvel, além de diversas ferramentas utilizadas em crimes ambientais. O grupamento também auxiliou no combate a focos de incêndio.

O combate à caça de animais silvestres e pesca ilegal também tiveram destaque. Nos casos de flagrantes, os responsáveis foram encaminhados à delegacia para lavratura do auto de prisão em flagrante e registro da ocorrência.

“A Patrulha Ambiental realiza um trabalho importante para a preservação das riquezas naturais de Mogi das Cruzes, além do monitoramento contínuo das áreas de proteção e do apoio na segurança das regiões mais afastadas e a prevenção de ocupações irregulares. O resultado deste primeiro ano de operações é altamente positivo”, destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Ele lembrou que a Patrulha Ambiental realizou mais de 35 mil quilômetros de rondas pelas áreas de proteção de Mogi das Cruzes.

A ação do grupamento também tem uma função protetiva, com o resgate e socorro de animais silvestres, além do atendimento a animais domésticos vítimas de maus tratos. Em todos os casos, eles foram encaminhados aos setores especializados.

Na região urbana, a Patrulha Ambiental também realizou ações. Entre elas, destacam-se a apreensão de mais de 10 mil unidades de fogos de artifícios, balões e o apoio a ocorrências criminais. Estes últimos casos resultaram na prisão de um autor de roubo, no bairro do Socorro, na localização de um veículo furtado na região do Itapeti e de um crânio humano no Jardim Aracy.

A Patrulha

Criada em 2021, a Patrulha Ambiental reúne quatro guardas municipais, que contam com um veículo específico, com tração 4x4 para circular em locais de mais difícil acesso. O trabalho é desenvolvido por meio de patrulhamento em áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, além da verificação de denúncias apresentadas pela população.

A criação da Patrulha Ambiental fortaleceu o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na preservação ambiental do município. Localizada entre as serras do Itapeti e do Mar, com represas, nascentes e o rio Tietê cortando o seu território, Mogi das Cruzes conta com áreas importantes de proteção ambiental. O grupamento participa das ações para evitar a degradação ambiental no município, bem como ocupações irregulares, desmatamentos e práticas irregulares. O trabalho também colabora com as ações de segurança nas áreas mais afastadas, que são desenvolvidas pela Patrulha Rural. Os dois grupamentos também vêm atuando de forma integrada.

Denúncias ou a comunicação de emergências para a Guarda Municipal podem ser feitas pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (CIemp), que funciona 24 horas por dia.