Patrulha Maria da Penha amplia o combate à violência contra a mulher em Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

11 de agosto de 2025
Patrulha Maria da Penha realiza trabalho de acompanhamento e proteção a vítimas de violência doméstica (Divulgação/PMMC)

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes ampliou em 35% o número de prisões relativas a violência doméstica e desrespeito a medidas protetivas no primeiro semestre de 2025, comparando com o mesmo período do ano passado. Foram 27 detenções entre janeiro e junho deste ano, contra 20 realizadas nos primeiros seis meses de 2024.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (08/08) pela corporação e reforçam as ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes para a proteção das mulheres no município. Este mês marca o Agosto Lilás - Mês de Combate à Violência Contra a Mulher.

“Em Mogi das Cruzes, a valorização da mulher é uma política de gestão, com ações realizadas para promover os direitos e garantir sua proteção. Para isso, foi criada a Secretaria Municipal da Mulher e existe um trabalho realizado por toda a estrutura da Prefeitura. Na área da segurança, a Patrulha Maria da Penha desempenha um papel fundamental na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica”, destaca a prefeita Mara Bertaiolli.

As prisões realizadas pela Patrulha Maria da Penha tiveram maior incidência no primeiro trimestre de 2025, com 16 ocorrências, contra 11 realizadas entre abril e junho. O mês de março foi o com maior número de prisões, registrando sete ocorrências, seguido por fevereiro, com cinco.

Durante o primeiro semestre deste ano, a Patrulha Maria da Penha atendeu 66 ocorrências relativas à violência doméstica em Mogi das Cruzes. Deste total, 44 ocorrências foram de descumprimento de medidas protetivas, enquanto 12 foram de violência doméstica e 10 de notificação de medidas.

O grupamento também recebeu 549 medidas protetivas e atualmente 271 mulheres vítimas de violência doméstica são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes.

A Patrulha Maria da Penha realiza o trabalho de acompanhamento e proteção a vítimas de violência doméstica por meio de rondas nas regiões de residência e trabalho das mulheres acompanhadas, bem como com contatos telefônicos com elas. Também é feito o atendimento a denúncias recebidas durante o patrulhamento ou pelo Centro de Operações Integradas (COI).

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes atende a emergências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia. Nos casos de violência contra a mulher, os atendimentos são preferencialmente direcionados para a Patrulha Maria da Penha. Mas, conforme a necessidade e a urgência, outras equipes da corporação também possuem treinamento para realizar este tipo de, garantindo um atendimento ágil e eficaz.