Patrulha Maria da Penha prende homem acusado de desrespeitar medida protetiva

Secretaria de Segurança

26 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Patrulha Maria da Penha deteve nesta terça-feira (25/06) um homem acusado de desrespeitar medida protetiva de uma mulher que recebe acompanhamento da corporação. O caso aconteceu próximo a uma escola, na Vila Natal. Em dois meses e meio de atuação, a patrulha já deteve cinco homens por agressões ou questões referentes aos direitos da mulher.

No caso desta semana, a vítima entrou em contato com os integrantes da Patrulha Maria da Penha relatando que o acusado estava em frente a escola onde estuda o filho próximo ao horário de saída, quando ela busca a criança. Os guardas municipais abordaram o homem, que foi conduzido para a Delegacia da Mulher, onde foi elaborado um boletim de ocorrência e determinada sua prisão.

Esta foi a quinta prisão realizada pela Patrulha Maria da Penha, a quarta realizada neste mês. O serviço faz o acompanhamento de 21 mulheres vítimas de agressões ou maus tratos e que contam com medidas protetivas. Os casos são encaminhados pelo Poder Judiciário.

“Infelizmente, a violência contra a mulher é um problema grave, presente em nosso país e que precisa ser combatido. A Patrulha Maria da Penha atua para aumentar a sensação de segurança e garantir a proteção destas vítimas”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Lançada em 13 de abril, a Patrulha Maria da Penha conta com quatro guardas municipais, que trabalham em duplas formadas por um homem e uma mulher. A operação conta com uma viatura exclusiva e, como preparação, a Secretaria Municipal de Segurança realizou a capacitação de 100 guardas municipais, que passaram por um curso ministrado por especialistas.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha. (Luiz Maritan)