Patrulha Maria da Penha prende homem por desrespeito à medida protetiva da madrasta

Secretaria de Segurança

05 de julho de 2019
Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes atua na proteção de mulheres vítimas de violência que contam com medida protetiva (Guilherme Berti/PMMC)

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, prendeu, na manhã desta quinta-feira (04/07), um homem de 23 anos acusado de desrespeito à medida protetiva de sua madrasta. O caso aconteceu na rua Raimundo Balbino de Freitas, na Vila Pomar e foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher.

Os guardas municipais foram acionados após denúncia da mulher, de 37 anos, à Ciemp de que o enteado estaria em sua residência, desrespeitando a medida protetiva. Eles se deslocaram ao local e encontraram o agressor com escoriações, já que, de acordo com os relatos, havia entrado em luta com o pai, de 48 anos.

Na delegacia, a delegada Valene de Souza Bezerra registrou o boletim de ocorrência e decretou a prisão do agressor. O acusado foi encaminhado à cadeia pública.

Criada em abril do ano passado, a Patrulha Maria da Penha  acompanha atualmente 304 medidas protetivas encaminhadas pela Justiça e, com o caso desta quinta-feira, já realizou a detenção de 27 pessoas em flagrante.

“A violência contra a mulher é um problema grave e que precisa ser combatido. A Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha para aumentar a sensação de segurança e garantir a proteção às vítimas”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha. (Luiz Maritan)