Patrulha Rural flagra corte de árvores em área de proteção ambiental

Secretaria de Segurança

11 de maio de 2021

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes flagrou, na tarde desta segunda-feira (10/05), um flagrante de crime ambiental em uma área de proteção permanente na região da estrada das Pedrinhas, no distrito de Quatinga. Dois homens, que estavam no local, foram encaminhados para a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma).

A equipe da Patrulha Rural realizava um patrulhamento pela região da estrada das Pedrinhas, quando encontrou um veículo estacionado e sem ocupantes na via. Os guardas municipais realizaram uma verificação à pé pela região e cerca de 100 metros à frente escutaram barulhos vindos da mata.

Para fazer a averiguação, a equipe entrou cerca de 300 metros na vegetação, quando encontrou os dois homens e verificou corte de árvores sem licença ou autorização. Um dos suspeitos se apresentou como proprietário da área e indicou que o outro como seu funcionário. Ele disse que estava desmatando o local para a construção de uma casa.

Na área, também foi constatado um córrego em que foi construída uma ponte e represada parte da água.

A Patrulha Rural faz parte da estrutura da Prefeitura para o trabalho de segurança pública. O grupamento conta com veículo de tração 4x4 para percorrer as estradas vicinais do município, mesmo os locais com acesso mais difícil. O trabalho aproxima a Guarda Municipal dos produtores e moradores da zona rural.

Além da ação de segurança pública nas regiões mais afastadas, o grupamento também atua em ocorrências de preservação ambiental, como a desta segunda-feira, e, em conjunto com o Departamento de Fiscalização, no monitoramento de áreas de risco e de proteção ambiental, para combater ocupações irregulares ou o parcelamento irregular de áreas.

Denúncias para a Patrulha Rural podem ser feitas pelo telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia.