Período de adaptação sobre fiscalização eletrônica começa nesta quarta-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

19 de julho de 2022
Faixas informativas foram implantadas pela Prefeitura nos pontos de fiscalização eletrônica para alertar sobre o período de adaptação e o início das autuações (Divulgação/PMMC)

Os motoristas de Mogi das Cruzes devem ficar atentos para o início do período de adaptação do funcionamento dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que começará nesta quarta-feira (20/07). Até o dia 26, os aparelhos estarão em operação, mas sem emitir autuações. A partir de 27 de julho, os motoristas que cometerem infrações de trânsito passarão a ser multados.

Confira lista dos locais que estão recebendo a fiscalização eletrônica

Ao todo, 30 locais receberam os equipamentos, número menor que o do contrato anterior, que era de 32. Estes pontos foram definidos após análise e estudos técnicos, que levam em conta fatores como acidentalidade, potencial de risco, características das vias, fluxo de veículos e pedestres, entre outros. Em sua maioria, os pontos em que os equipamentos estão sendo implantados já contavam com fiscalização eletrônica anteriormente. O novo contrato também não prevê a utilização de equipamento estático, popularmente conhecido como “radar móvel”, que era foco de reclamações e dúvidas da população.

Nos locais em que os equipamentos foram instalados, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana implantou faixas para alertar sobre o início do período de adaptação e a data de começo da fiscalização. Além disso, todos os pontos receberam sinalização específica, o que não é obrigatório pela legislação federal de trânsito.

“Os equipamentos de fiscalização eletrônica são ferramentas para a segurança viária, que fazem parte de um amplo trabalho que também conta com ações de educação para o trânsito, sinalização e engenharia de tráfego. O objetivo não é autuar, mas, sim, salvar vidas”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

A secretária lembrou ainda que, diferentemente do que ocorria anteriormente, a Prefeitura fez a contratação de serviços de tecnologia a serem utilizados na mobilidade urbana do município. Dentro deste novo conceito, a fiscalização eletrônica é apenas uma parte deste trabalho, e não mais o único serviço prestado. O fornecimento de soluções de inteligência viária, câmeras de monitoramento viário, painéis para alertas e mensagens para os motoristas, tecnologia para o transporte coletivo e a operação de uma central informatizada de trânsito, estão dentro da nova contratação que, entre outras ações previstas, trará a modernidade, a atualização tecnológica e a agilidade necessárias para uma gestão inteligente e inclusiva da mobilidade urbana.