Pesquisa com síndicos de condomínios de interesse social avança e secretaria prepara reunião presencial

Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária

15 de julho de 2025
Secretário Romildo Campello e técnicos da pasta conversaram com os síndicos de moradores da Vila Cléo sobre a pesquisa em andamento (Divulgação/PMMC)

A pesquisa de campo realizada pela Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária que identifica os condomínios habitacionais de interesse social em Mogi das Cruzes está avançando e, na sexta-feira (11/7), a equipe da pasta se reuniu com síndicos e moradores da Vila Cléo. O trabalho já cadastrou quase 80 síndicos, de um total de 98 existentes na cidade. Com isso, a secretaria já trabalha nos preparativos para a primeira reunião presencial com os síndicos, que será agendada em breve.

“Já ultrapassamos 75% do total de síndicos e estamos conhecendo essas pessoas, sabendo como elas vivem e identificando suas necessidades para atendê-las. É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli e por isso estamos percorrendo os condomínios e dialogando os síndicos e moradores, em um trabalho de integração. Nossa reunião com síndicos e moradores da Vila Cléo foi muito produtiva e contribuiu para aumentar o alcance da pesquisa, que está caminhando para sua conclusão”, disse o secretário Romildo Campello, que esteve no bairro ao lado da adjunta Silvia Zamai e de técnicos da pasta.

O trabalho de campo vai continuar e há também um link no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes que contribui para ampliar e impulsionar o trabalho. Clique aqui para acessar a link.

O link traz uma lista com todos os condomínios de interesse social da cidade, incluindo nome, bairro e tipo (CDHU, PAR, Minha Casa Minha Vida). Os síndicos desses condomínios podem entrar em contato com a Secretaria de Habitação pelo telefone 4798-6714 ou pelo whatsapp 95023-5455 para agendar a pesquisa.

Campello explica que os síndicos são convidados a responder um questionário para a obtenção de informações adicionais, a fim de que seja possível traçar um perfil de cada condomínio e verificar suas demandas. O objetivo da ação é conhecer melhor a situação atual desses empreendimentos e construir um canal de diálogo com os condomínios e seus moradores.

O questionário, elaborado pela equipe técnica da pasta, sob supervisão da secretária-adjunta Silvia Zamai, aborda pontos como presença ou não de áreas comuns (salão de festas, espaço de lazer), principais problemas enfrentados na gestão do condomínio, melhorias desejadas pelos moradores, percepção da política habitacional do município e disponibilidade para participar de reuniões, entre outros itens.