Placa com tecnologia QR Code apresenta trilhas a partir do Pico do Urubu

Coordenadoria de Turismo

02 de fevereiro de 2023
Por meio da tecnologia QR Code, placa apresenta informações sobre trilhas (Foto: Ale Salti/PMMC)

Amantes do turismo de aventura em Mogi das Cruzes acabam de ganhar um auxílio para definir seus roteiros a partir de um dos principais pontos turísticos da cidade, o Pico do Urubu. A Prefeitura instalou uma placa que sinaliza oito trilhas que se iniciam no local e, por meio da tecnologia QR Code, apresenta a localização e informações sobre cada uma delas, como trajeto, distância, elevação e modalidade ideal de percurso: Trekking, Downhill (descida de bike em alta velocidade) e 4x4, por exemplo.

A iniciativa da Coordenadoria Municipal de Turismo tem como objetivo promover infraestrutura para prática do turismo sustentável, em parceria com a Secretaria de Segurança para proteção de turistas e munícipes que usam esses trajetos – com mais informações, o passeio fica mais seguro.

Os dois setores firmaram uma parceria no levantamento, mapeamento e indicação das trilhas, e prestaram apoio à Coordenadoria de Comunicação Social e à Secretaria de Mobilidade Urbana na confecção e instalação da placa, respectivamente.

O Pico do Urubu tem três trilhas para a modalidade de Downhill, Trilha do Espelho I e II e Trilha da Onça, que foram estabelecidas pelos praticantes da modalidade. A Trilha da Onça completa 10 anos em 2023. O nome se deve à identificação de uma pegada do felino em meio à trilha.

A orientação da Prefeitura é nunca fazer a trilha sozinho: é importante estar acompanhado de guias de turismo especializados. Recomenda-se que as trilhas sejam utilizadas por adeptos dos esportes de aventura com prática na modalidade de percurso ideal de cada trilha.

Todas as trilhas podem ser exploradas a partir do Pico do Urubu, com exceção da Trilha da Santa Terezinha, cujo acesso é pelo Jardim Aracy ou Estrada da Moralogia.

Ponto mais alto de Mogi
Localizado a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, o Pico do Urubu é o local mais alto do município. Tem um caminho íngreme, mas em condições de receber carros de passeio. Proporciona uma linda vista, tanto para o lado da cidade, quanto para as colinas da Serra do Itapety.

O local é sempre palco de voos de paraglider ou parapente. O Mogi Clube de Voo Livre mantém um atendimento para contratação de voo duplo para os mais aventureiros. Uma ótima opção de turismo de aventura, pois a paisagem do vale é de muita natureza. O lugar também é muito procurado para se apreciar o pôr do sol.

O Pico do Urubu também recebe diversos eventos, como o Festival de Voo Livre, que ocorre todos os anos, e provas de corrida como o 4º Desafio Pico do Urubu, que será uma prova de corrida de montanha em diversas modalidades e distâncias, prevista para março deste ano.