Placas sobre a ocorrência do bicudinho-do-brejo-paulista são instaladas em Cezar de Souza

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

09 de setembro de 2021
Além das informações sobre a ave, as placas também indicam que a região é uma Zona Especial de Interesse Ambiental (Divulgação/SVMA)

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente instalou, no dia 6 de setembro, duas placas informativas para sinalizar a área de ocorrência do bicudinho-do-brejo-paulista no município de Mogi das Cruzes. A região fica às margens da avenida Castelo Branco, em Cezar de Souza. Além das informações sobre a ave, as placas também indicam que aquela região é considerada uma Zona Especial de Interesse Ambiental (ZEIA), conforme definição do Plano Diretor da cidade.

A iniciativa de instalação das placas partiu de uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMOMA) e de uma visita técnica de alguns de seus integrantes ao local. As placas foram feitas e instaladas a partir de uma parceria entre a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e da Secretaria de Obras.

O bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) é uma das descobertas mais interessantes e recentes da ornitologia. Essa pequena ave foi descoberta próxima ao maior centro metropolitano da América do Sul, São Paulo, com registros confirmados nos municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim, Salesópolis, Guararema, São José dos Campos e, mais recentemente, Santa Branca.

O primeiro indivíduo foi descoberto em 2004, mas a espécie só entrou para lista oficial de espécies de aves brasileiras em 2015, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). Infelizmente, assim que o bicudinho-do-brejo-paulista foi reconhecido como espécie, ele já entrou diretamente para a lista do Ministério do Meio Ambiente como criticamente ameaçado de extinção. Ele habita áreas muito vulneráveis de brejos naturais que estão desaparecendo ou sendo poluídos.