Polo Digital e Sala do Empreendedor são modelos para o Vale do Paraíba

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

25 de fevereiro de 2021

Representantes de quatro cidades do Vale do Paraíba visitaram, nesta quarta-feira (24/02), estruturas da Prefeitura de Mogi das Cruzes destinadas à inovação e ao estímulo ao empreendedorismo. Os visitantes conheceram o Polo Digital, no distrito de Cezar de Souza, e a Sala do Empreendedor, que fica no prédio-sede da administração municipal. Eles também foram recebidos pelo prefeito Caio Cunha e pela vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

A comitiva foi organizada pelo escritório regional do Sebrae de Guaratinguetá e contou com representantes das prefeituras de Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba e Campos do Jordão. A visita também foi acompanhada pelas gerentes regionais do Sebrae Ariane Canellas (Guaratinguetá) e Gilvanda Figueirôa (Alto Tietê).

"A desburocratização, o apoio à inovação e aos empreendedores de Mogi das Cruzes é uma prioridade de nossa gestão; é uma ação muito importante neste momento de crise em que as pessoas precisam se reinventar. Ser exemplo para municípios de uma região tão próspera quanto o Vale do Paraíba é uma satisfação para nossa cidade - soluções inteligentes devem ser compartilhadas", afirmou o prefeito Caio Cunha.

No Polo Digital, os visitantes conheceram a estrutura disponibilizada pela Prefeitura para os empreendedores e ouviram do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, e do responsável pelo Polo Digital, Rodrigo Garzi, explicações sobre a importância do local. Na sequência, eles estiveram na Sala do Empreendedor, onde o diretor Luiz Carlos Pinheiro explicou o funcionamento do espaço e do trabalho desenvolvido pela administração municipal para a desburocratização da abertura de empresas na cidade.

“Fiquei muito impressionado com a estrutura existente para viabilizar novas startups e novos empreendimentos. Receber aquele cidadão que quer empreender e dar toda capacitação, toda sustentação e condições para que ele possa fazer o seu negócio virar uma realidade”, afirmou o secretário municipal de Governo de Guaratinguetá, João Vaz.

Ele destacou ainda que o processo de abertura de empresas por Mogi das Cruzes deverá ser exemplo para a adoção de medidas na cidade do Vale do Paraíba. “Verificamos como funciona o processo de licenciamento, para que a gente possa levar para nossas cidades, adequarmos às nossas realidades e fazermos o que é feito aqui com muito sucesso, inclusive liberando a abertura de empresas no prazo de 24 horas. Isso é que queremos para nossa cidade e Mogi das Cruzes está nos dando o caminho para que possamos fazer isso”, disse Vaz.