Pontos históricos da cidade começam a receber sinalização com QR Codes

Secretaria de Cultura

21 de setembro de 2021
Locais como o Cemitério São Salvador já receberam a sinalização com QR Codes, que faz parte do programa Roteiro do Patrimônio e que terá a primeira etapa entregue amanhã

Nesta quarta-feira (22/09), as 16h30, a Secretaria Municipal de Cultura fará a entrega oficial das primeiras placas e adesivos contendo QR Codes, que integram o projeto Roteiro do Patrimônio. Diversos pontos da cidade passarão a contar com o dispositivo, que dará acesso aos interessados a informações sobre o que é o que representa cada um dos locais demarcados.

A ação resulta de um levantamento feito pela Diretoria de Fomento e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Turismo. A seleção dos locais levou em conta a representação histórica de cada um deles. A sinalização deve ser instalada em mais de 50 pontos da cidade.

O QR Code levará a pessoa a um áudio, de aproximadamente um minuto de duração cada, com uma breve apresentação do que é aquele local e o que ele significa para a história da cidade. Em breve, haverá também fotos, localização via GPS e o horário de funcionamento, no caso de locais que são abertos à visitação pública.

Os aparatos foram instalados em pontos históricos e turísticos, como o Obelisco, a escola Coronel Almeida, o prédio da Corporação Musical Santa Cecília, o Mercado Municipal, o Casarão do Carmo, a antiga Casa de Câmara, antiga Cadeia e Fórum Público, o Theatro Vasques e também em alguns pontos mais afastados do Centro, como a estação ferroviária de Sabaúna, o cemitério de Taiaçupeba e as capelas de Santo Alberto e Santo Ângelo.

A plataforma para onde o usuário será direcionado após apontar o celular para os QR Codes é um aplicativo, que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Brevemente, o app será abastecido com mais informações e passará a ter um mapa interativo, que mostrará de forma simples e rápida lugares e roteiros da cidade.

O projeto é mais uma iniciativa de educação patrimonial da Secretaria Municipal de Cultura, que busca levar conhecimento sobre a história e a memória da cidade para os própruis mogianos e também para pessoas de outras cidades. A ação também é um complemento à estrutura turística da cidade.

Mais informações sobre o projeto Roteiro do Patrimônio podem ser obtidas pelo telefone 4798-6910.