Gabinete
A prefeita Mara Bertaiolli anunciou, nesta quinta-feira (29/01), duas importantes medidas para o fortalecimento da Secretaria Municipal de Segurança e da Defesa Civil de Mogi das Cruzes, reforçando a estrutura de gestão em um período crítico marcado pelas fortes chuvas de verão. O coronel Reinaldo Nascimento, atual gestor da Defesa Civil do município, foi nomeado secretário adjunto de Segurança, passando a atuar ao lado do secretário da pasta, coronel Gilberto Ito. Para assumir a gestão da Defesa Civil, foi nomeado o coronel Marcos Vicente de Paulo Casarini Silva, profissional com ampla experiência na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Segundo a prefeita Mara Bertaiolli, os anúncios ocorrem em um momento estratégico para a cidade. “Estamos vivendo um período de chuvas intensas, que exigem resposta rápida, planejamento e integração entre as forças de segurança e a Defesa Civil. Somente nesta quarta-feira (28), Mogi registrou 95 milímetros de chuva, o equivalente a cerca de duas semanas do volume esperado para o mês. Nosso compromisso é fortalecer as equipes e garantir mais segurança e proteção à população”, destacou.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Mogi das Cruzes registrou o maior índice de chuva entre os 645 municípios paulistas, com ao menos 16 pontos de alagamento e ocorrências de queda de árvores em diferentes bairros na quarta-feira (28/01).
O coronel Reinaldo Nascimento ressaltou a responsabilidade da nova função. “Recebo essa nomeação com muito senso de dever e gratidão. Seguiremos trabalhando de forma integrada para aprimorar continuamente a segurança pública e a capacidade de resposta da cidade, sempre com foco na prevenção e no cuidado com as pessoas”, afirmou.
O secretário municipal de Segurança, coronel Gilberto Ito, também enfatizou a importância do reforço na equipe. “O anúncio do coronel Reinaldo como secretário adjunto e do coronel Marcos Paulo à frente da Defesa Civil fortalece ainda mais o trabalho conjunto, técnico e estratégico que estamos desenvolvendo em Mogi das Cruzes”, disse.
Ao assumir a gestão da Defesa Civil, o coronel Marcos Paulo destacou o compromisso com o município. “É uma honra retornar a Mogi das Cruzes e assumir esse novo desafio. Coloco toda a minha experiência à disposição para atuar com seriedade, planejamento e dedicação, sempre com o objetivo de proteger vidas e minimizar riscos”, apontou.
Agora, o primeiro escalão da gestão da prefeita Mara Bertaiolli conta com cinco coronéis da reserva da Polícia Militar, incluindo Felício Kamiyama, secretário de Mobilidade e Trânsito, e Eli Nepomuceno, chefe de gabinete do vice-prefeito.
Perfil do novo gestor da Defesa Civil
Mogiano, 57 anos, o coronel Marcos Vicente de Paulo Casarini Silva construiu sua carreira na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com atuação em São José dos Campos; Mogi das Cruzes - onde trabalhou no 17º Grupamento do Corpo Bombeiros -; Itaquaquecetuba, no 35º Batalhão da Polícia Militar; e na capital paulista, no 3º Grupamento de Bombeiros, na Moóca, onde se aposentou como coronel após 31 anos de serviço.