Prefeita Mara Bertaiolli premia vencedoras do torneio de futebol society feminino, na Praça da Cidadania

Fundo Social

26 de fevereiro de 2026
Prefeita Mara Bertaiolli entrega medalhas às vencedoras do torneio de futebol society feminino, na Praça da Cidadania (Divulgação - PMMC)

A prefeita Mara Bertaiolli entregou, nesta quarta-feira (25/02), medalhas e troféus às equipes vencedoras do torneio de futebol society feminino, na quadra recém-reformada da Praça da Cidadania, em Jundiapeba. A programação especial comemorou o 1º aniversário do equipamento operado em parceria pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes, Fundo Social do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A data marca a consolidação do equipamento como referência em qualificação profissional, geração de renda, esporte e integração comunitária na região. Mensalmente, cerca de 12 mil pessoas frequentam o local. 

A programação festiva gratuita, realizada das 8h às 17h, foi organizada com foco na empregabilidade, no fortalecimento do empreendedorismo local e na valorização do esporte e da inclusão social.

Durante o evento, a prefeita destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento do distrito. “A Praça da Cidadania é um símbolo de oportunidades concretas para a nossa população. Aqui, unimos qualificação, emprego, esporte e cuidado com as pessoas em um mesmo espaço, fortalecendo Jundiapeba e toda Mogi das Cruzes”, afirmou Mara Bertaiolli.

O evento reuniu alunos e professores dos cursos de qualificação profissional, equipe administrativa da unidade e moradores da região, além da presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, e do gerente da unidade, Marcos William Pértico.

Para Maira Cusatis, o primeiro ano de atividades confirma o impacto positivo da iniciativa. “A Praça da Cidadania transforma realidades todos os dias. Cada curso concluído, cada vaga de emprego conquistada e cada atividade esportiva realizada aqui representam mais dignidade, autonomia e esperança para as famílias de Jundiapeba”, ressaltou.

Empregabilidade e empreendedorismo
Empresas parceiras participaram de um mutirão de emprego, realizando entrevistas no local, com oferta estimada entre 150 e 200 vagas. A ação é voltada à inserção e reinserção da população no mercado de trabalho, ampliando oportunidades para os moradores de Jundiapeba e região.

Ao longo do dia, a Feira de Empreendedorismo contou com a participação de 11 alunos formados nos cursos da própria unidade, que expuseram e comercializaram produtos e serviços, reforçando o papel da qualificação profissional como ferramenta de geração de renda e incentivo ao empreendedorismo local.

Neste primeiro ano de atividades, a Escola de Qualificação Profissional da unidade ofereceu 27 cursos e formou 1.037 alunos. Além disso, 107 pessoas foram atendidas em cursos e oficinas da Carreta de Qualificação do Programa Caminho da Capacitação, ampliando o alcance das ações de formação e reforçando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento social e econômico de Jundiapeba.

Esporte e integração
A programação esportiva começou logo cedo, às 8 horas, com um aulão de Zumba aberto ao público, promovendo saúde, bem-estar e integração. Em seguida, foi realizada a estreia oficial da nova quadra de futebol society feminino, com jogos entre as equipes Pascim Villa Feminino, Jundiapeba FC I, Jundiapeba FC II e ANE Mogi.

Ao final das partidas, a prefeita fez a entrega das medalhas e do troféu às equipes vencedoras, celebrando o incentivo ao esporte feminino e a ocupação saudável dos espaços públicos.

Durante todo o evento, voluntários também ofereceram atendimentos gratuitos à população, incluindo esmaltação, corte de cabelo masculino e tranças nagô, ampliando o acesso a serviços e fortalecendo o cuidado com a autoestima e o bem-estar da comunidade.

Histórico
Inaugurada em 25 de fevereiro de 2025 pelo governador Tarcísio de Freitas, em sua primeira visita a Mogi das Cruzes desde o início do mandato, a Praça da Cidadania marcou também o segundo mês da gestão da prefeita Mara Bertaiolli e do vice-prefeito Téo Cusatis, simbolizando a retomada da parceria entre o município e o Governo do Estado, além do anúncio de novos investimentos para a cidade.

O equipamento é resultado de investimento de R$ 4,7 milhões viabilizados pelo Fundo Social de São Paulo. Instalado em uma área de mais de 4 mil metros quadrados, ao lado do Polo Municipal de Segurança, o espaço reúne quadra poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, parquinho infantil, área de jogos, pista de caminhada, salas para cursos de qualificação, espaços para serviços ao cidadão e salas multiuso.

A estrutura conta ainda com horta, canteiro de obras destinado ao curso de construção civil e soluções sustentáveis, como iluminação em LED, pisos permeáveis, jardins para retenção e infiltração da água da chuva e sistema de captação e reaproveitamento de água pluvial.