Prefeita Mara Bertaiolli prestigia entrega do Título de Cidadão Mogiano ao secretário Renato Abdo

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

08 de maio de 2026
Honraria foi concedida em razão do Decreto Legislativo 44/25, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Farofa, e co-assinado pelos demais 22 vereadores .

A prefeita Mara Bertaiolli participou, na noite desta quinta-feira (07/05), da sessão solene para entrega do título de cidadão mogiano ao engenheiro agrônomo Renato Augusto Abdo, secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar. A cerimônia, no plenário da Câmara Municipal, reuniu mais de 150 pessoas, entre autoridades municipais e estaduais, representantes do setor agrícola, lideranças, amigos e familiares do homenageado, além de servidores municipais.

Além da prefeita, compuseram a mesa diretiva o vice-prefeito Téo Cusatis; o vice-prefeito de Jacareí, Edgar Sasaki; o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fábio Dan; o ex-prefeito e ex-deputado federal Junji Abe; o deputado estadual Marcos Damasio; o vice-presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Daniel Aoyagui; o presidente da Câmara Municipal, Francimário Veira, o vereador Edson Santos, além do homenageado.

“Renato Abdo é um consenso em Mogi das Cruzes. Um exemplo de trabalho, dedicação e eficiência. Ao longo de mais de duas décadas, ele construiu um legado e elevou o agro da cidade a um patamar jamais visto, criando políticas públicas e programas que valorizam o produtor, o feirante, o comércio e as famílias mogianas”, sintetizou o presidente da Câmara, Francimário Vieira (o Farofa), precursor da propositura que gerou o Decreto Legislativo 44/2025, também assinado pelos demais 22 vereadores e que levou a honraria a Abdo. “É uma pessoa querida, respeitada e admirada por todos que convivem com ele”, resumiu Farofa.

A prefeita também destacou a importância da homenagem. “Mais que um título, hoje o Renato está sendo acolhido por Mogi das Cruzes, recebido como filho de Mogi, alguém que ao longo dos anos se dedicou a fazer o melhor pela cidade e pelas pessoas, com gentileza, sensibilidade, comprometimento com a nossa agricultura e, principalmente, com os nossos produtores”, apontou a prefeita.

O ex-prefeito Junji Abe ressaltou a trajetória construída pelo secretário ao longo dos anos. “É o mais importante título concedido pelo município. Renato merece muito essa honraria. Construiu sua caminhada com trabalho, dedicação e seriedade, tornando-se uma referência para Mogi das Cruzes”, enfatizou.

O deputado estadual Marcos Damasio enfatizou a representatividade de Abdo para o agronegócio regional e estadual. “Renato está sempre defendendo pautas importantes para o agronegócio. É uma pessoa comprometida com o desenvolvimento do setor e que representa muito para Mogi, região e Estado de São Paulo”, disse.

O vice-prefeito de Jacareí, Edgar Sasaki, relembrou a trajetória profissional e pessoal construída ao lado de Renato Abdo. Ambos se conheceram na Secretaria de Agricultura de Jacareí. Renato era estagiário e Sasaki secretário municipal. “Eu dava carona para ele até Taubaté e íamos conversando”, relembrou Sasaki. “Sua ânsia por conhecimento e permanente busca por diálogo, respeito e compromisso com os produtores rurais já eram sua marca registrada. Naquele momento, foi possível ver o quanto aquele jovem era promissor e faria diferença no desenvolvimento agrícola de qualquer região em que ele atuasse. Sempre comprometido, disciplinado e humano”, afirmou Sasaki. “É um orgulho e honra poder presenciar esse título mais que merecido ao Renato”, complementou.

Já o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fábio Dan, destacou a atuação do secretário junto ao setor agrícola mogiano: “Renato sempre esteve ao lado do produtor rural, contribuindo em momentos importantes para o fortalecimento da agricultura mogiana. Hoje, o campo reconhece toda essa dedicação”.

Emocionado, Renato Abdo agradeceu a homenagem concedida pela Câmara Municipal e relembrou sua trajetória em Mogi das Cruzes. “Receber o Título de Cidadão Mogiano é motivo de grande orgulho. Foram muitos momentos, situações adversas, etapas diferentes, mas sempre aprendendo com grandes referências”, afirmou o homenageado, nominando presidentes e diretores do Sindicato Rural com quem atuou. Na gestão pública, Abdo relembrou histórias de lutas em prol dos produtores de hortaliças e o apoio obtido com Junji Abe, enquanto deputado federal, além de Marcos Damasio, deputado estadual.

Ainda em seu discurso, Renato Abdo citou passagens pelas administrações de Marco Bertaiolli, Marcus Melo e, atualmente, com a prefeita Mara Bertaiolli. “Foram momentos diferentes e de muito aprendizado e, o mais importante, com muita confiança. Só tenho a agradecer pelo apoio e por tudo o que pudemos e continuamos construindo juntos”, disse. “Agradeço ainda à equipe da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, que atua sempre em conjunto e eficiência”, reforçou, apontando para o grupo de servidores convidados no plenário.

Por fim, Renato fez menção e agradecimentos emocionados à Dona Cida, a quem ele chama de “babá” e “mãe de santo” (ele é umbandista) e que faleceu há poucos meses. “Seus conselhos foram primorosos, jamais vou esquecer”, disse. Aos pais, Sônia e Salim Abdo, à esposa, Fabiana Guimarães, e ao filho, Caio Abdo, o homenageado declarou: “Sem vocês, não estaria aqui hoje”.

Trajetória
Natural de Lorena (SP), Renato Augusto Abdo é engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Taubaté (Unitau), mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Gestão e Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Sua atuação profissional começou no setor agropecuário e ganhou destaque em Mogi das Cruzes a partir de 2001, durante sua atuação no Sebrae e, posteriormente, na Administração Municipal.

Ao longo de sua trajetória pública, exerceu funções estratégicas ligadas ao agronegócio e à agricultura, incluindo os cargos de chefe de Divisão de Cadeias Produtivas (gestão Junji Abe) e secretário municipal de Agricultura (gestões Marco Bertaiolli, Marcus Melo e Mara Bertaiolli), além de buscar ações e políticas públicas que garantissem o fortalecimento de cadeias produtivas locais (caqui, nêspera, cogumelos e hortaliças); a implementação do programa “Mogi é Agro”; a criação de iniciativas como a Quitanda Social e a ampliação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Além disso, foi presidente da Câmara Setorial de Hortaliças do Estado de SP e presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).