Secretaria de Educação
A prefeita Mara Bertaiolli visitou nesta quinta-feira (23/10) a Sala de Estimulação Precoce na Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia. O espaço atende alunos da rede municipal de ensino, público-alvo da Educação Especial, com idade entre 2 e 4 anos, com recursos adequados para o seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Além da sala, a Emesp também oferece atendimentos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A sala foi estruturada para atender a crianças na primeira infância, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. “O maior propósito da nossa gestão é de que os alunos tenham sempre o melhor. Esta sala reflete o amor, a preocupação e o carinho que vocês têm pelo trabalho que desenvolvem aqui e nos nossos equipamentos. Vamos juntos fazer sempre o melhor”, disse a prefeita.
“Esta sala é um avanço para o atendimento das nossas crianças, que desde cedo, recebem o estímulo com equipamentos adequados e profissionais habilitadas para que possam se desenvolver da melhor forma. Temos um trabalho consolidado na Educação Especial e agradecemos o empenho de toda a equipe que faz a diferença na vida dos nossos estudantes”, disse a secretária de Educação, Darly Carvalho.
O evento fez parte da programação do Mês da Educação, dedicado ao fortalecimento das ações e valorização dos profissionais da Educação. A diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Pasta, destacou a ampliação dos atendimentos com a sala. “A sala trouxe a oportunidade de atendermos mais alunos nesta faixa etária. São diversos recursos oferecidos aos nossos alunos para o seu desenvolvimento global”, disse. O ambiente atende 52 alunos.
Estiveram presentes os profissionais da equipe do Pró-Escolar. A visita foi acompanhada pela chefe de Gabinete, Neusa Marialva e a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, a vereadora Malu Fernandes. Roberta Cristina Albrecht de Araújo, representante do Conselho Municipal de Educação, também esteve na unidade.
A Emesp faz parte da estrutura do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, que conta ainda com o Pró-Escolar, as salas polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 23 escolas e a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita. Além da sala, a unidade oferece serviço de AEE, Educação Especial Exclusiva (EEE) e atendimento domiciliar e hospitalar.
Além da visita, a programação também contou com o encontro com as famílias atendidas pela Emesp sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), ministrado pela fonoaudióloga educacional da unidade, Luciana Goulart, e a exposição dos kits com materiais em LIBRAS, recebidos por meio do Programa Cidade Acessível, do Governo do Estado de São Paulo.