Prefeita recebe atletas da Ginástica Rítmica de Mogi das Cruzes

Secretaria de Esportes e Lazer

15 de agosto de 2025
A ginástica rítmica é oferecida pela Secretaria de Esportes e Lazer, com aulas de iniciação voltadas para meninas a partir de 6 anos

A prefeita Mara Bertaiolli recebeu, nesta sexta-feira (15/08), a visita de integrantes das equipes de Ginástica Rítmica à Prefeitura de Mogi das Cruzes. As atletas vieram apresentar os resultados das competições mais recentes, como o Torneio Regional do Sudeste. 

A ginástica rítmica é oferecida pela Secretaria de Esportes e Lazer, com aulas de iniciação esportiva para meninas e equipes de alto rendimento. As aulas de iniciação são voltadas para meninas a partir de 6 anos e acontecem no Ginásio Paulo Kobayashi, em Jundiapeba. As alunas que se destacam podem ser convidadas para integrar a equipe que representa a cidade nas competições.

No último torneio, 14 mogianas se apresentaram nas categorias Pré-Infantil e Juvenil, com participações em disputas individuais, trio e conjunto. Nos individuais do Pré-Infantil, as atletas Heloísa Terolese e Manuelle Bargas ficaram no bloco de Ouro; Laura Leopoldo no bloco de Prata; e Manuela Prado no bloco de Bronze. O grupo também faturou o 4º lugar na categoria “Trio”. No Juvenil, Mogi das Cruzes ficou em 3° Lugar no conjunto com 5 arcos, classificando a equipe para a Etapa Nacional, que acontecerá em novembro, na cidade de Aparecida/SP.

“Para mim é uma honra receber tantas atletas, cheia de medalhas, todas mulheres, que representam Mogi da Cruzes com muita garra, força e dedicação. Vocês são exemplos para suas famílias, seus amigos, seus vizinhos, então quero agradecer e dizer o mesmo que eu digo para a minha filha: sejam muito felizes”, parabenizou a prefeita. 

Outros resultados foram destaque para a Ginástica Rítmica na cidade. Na categoria adulto, o Trio de Bola com 16 participantes levou sexto lugar no Rio de Janeiro e o Infantil, com 18 conjuntos, ficou em oitava colocação. 

“É um orgulho muito grande voltar à Secretaria de Esportes com projetos de tamanha importância como é a Ginástica Rítmica. Vamos seguir crescendo e fortalecendo a modalidade”, afirmou o secretário Fred Abib. O secretário-adjunto da pasta, Guilherme Filipin, também falou da importância da modalidade para Mogi das Cruzes. “Tenho um carinho muito grande pela GR. Lembro quando iniciaram, em 2014, as aulas aconteciam antes dos treinos de basquete, então estávamos sempre juntos”, recordou. 

A professora Simone Chiste, que atua no Parque da Cidade ao lado da filha e também professora Débora Chiste, lembrou que a primeira participação de Mogi das Cruzes em um torneio de Ginástica Rítmica foi em 2016, em São Paulo, com três alunas mogianas. Uma delas, Fernanda Lopes, de 16 anos, ainda treina e continua acumulando conquistas e medalhas. “Para mim é algo natural, faz parte da minha rotina desde os cinco anos de idade, mas é muito bom ver o projeto crescer e mais meninas podendo participar”, afirmou. 

No total, a GR de Mogi das Cruzes conta com cerca de 270 alunas distribuídas entre o Ginásio Paulo Kobayashi e o Parque da Cidade. Há escolinha de iniciação, treinamento e o GR Master, com alunas a partir de 25 anos.