Gabinete
O prefeito Marcus Melo conheceu nesta quinta-feira (14/09) pela manhã o Centro de Distribuição da Kimberly-Clark, localizado na rodovia Mogi-Dutra. A empresa fabrica produtos de higiene e cuidados pessoais que estão presentes em mais de 175 países, atendendo cerca de 1,5 bilhão de pessoas, entre eles papéis de marcas globais como Scott, Neve, Kleenex, Intimus e Huggies. Um dos diferenciais da unidade mogiana é o Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica, um projeto de sustentabilidade que estimula a conservação da flora e fauna presentes na região.
Melo esteve na Kimberly-Clark ao lado do vice-prefeito Juliano Abe, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Sadao Sakai, e do diretor Luiz Carlos Pinheiro. O grupo foi recebido pelo diretor de supply da empresa, Ricardo Gonçalves, pelo diretor de relações governamentais, Jorge Lima, e pela engenheira ambiental Vanessa Monteiro, responsável pelo Centro de Referência. Gonçalves fez uma apresentação sobre a empresa, que foi fundada em 1872 e opera no Brasil desde 1996.
A responsabilidade social e a preocupação com os funcionários são características do grupo, tanto que há nove anos consecutivos a Kimberly-Clark figura entre as três melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o GPTW (Great Place to Work), sendo a número um entre as empresas de bens de consumo. Além disso, há cinco anos a Kimberly-Clark está entre as melhores empresas para começar a carreira.
O diretor citou como exemplo o sistema de promoção dos funcionários. Quando um colaborador é promovido, é realizada uma reunião entre todos os colegas do setor para que se explique os motivos que levaram à melhoria de cargo, demonstrando clareza e transparência nas decisões: “Além disso, nossos profissionais de recursos humanos passam por treinamento constante para garantir um relacionamento humano com os funcionários”, explicou.
Especificamente em Mogi das Cruzes, a Kimberly-Clark é a primeira colocada na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a cidade. O tributo é pago ao Governo do Estado, mas uma parte retorna ao município e se incorpora ao orçamento, auxiliando em ações nas áreas de educação, saúde, transporte, habitação, entre outras.
Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica
Em seguida, o prefeito mogiano e sua comitiva conheceram o Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica, um projeto da Kimberly-Clark que já foi responsável pelo plantio de 12 mil mudas nativas, catalogação de 13 espécies e identificação de cinco novas espécies. O centro funciona em uma área dentro da empresa e conta com horta, ampla área verde preservada e o trabalho de estagiários de cursos como Biologia e Engenharia Ambiental.
De acordo com Vanessa Monteiro, o implantação do centro demonstra o compromisso permanente da Kimberly-Clark com o meio ambiente. “Recebemos visitas de alunos e eles podem conhecer de perto as espécies da flora e fauna da Mata Atlântica”, explica. O centro conta com uma página no Facebook (https://www.facebook.com/KCRSMA/) e tem como parceira a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). (Marco Aurélio Sobreiro)