Prefeito Marcus Melo fala sobre empreendedorismo para alunos do Crescer

09 de novembro de 2017
Alunos das seis unidades do Crescer e dos cursos descentralizados lotaram o auditório do Cemforpe nos períodos da manhã e tarde para participar da palestra de encerramento. (Foto: Ney Sarmento/PMMC . . .

Os alunos que participaram do segundo módulo de cursos de 2017 do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, lotaram nesta quinta-feira (09/11), nos períodos da manhã e tarde, o Auditório do Cemforpeês . Á tarde, o prefeito Marcus Melo fez uma palestra sobre empreendedorismo e cultura startup e destacou a importância dos cursos para a qualificação dos mogianos.

“O empreendedor é aquele que faz, aquele que participa e pensa além. Vocês que estão concluindo seus cursos hoje podem montar seu negócio, fazer uma atividade junto com a família  a partir deste conceito de cultura startup. Vocês já tem um diferencial porque tiveram a iniciativa de sair da normalidade”, disse o chefe do executivo. No período da manhã, o palestrante foi Rodrigo Garzi, coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes.

Concluíram o segundo módulo de cursos 3.883 alunos das seis unidades do Crescer, localizadas na Vila Natal, Centro, Braz Cubas, Vila Brasileira, Jundiapeba e Cezar de Souza, e dos cursos descentralizados oferecidos em instituições, associações e escolas de diferentes bairros da cidade. Moradora da Vila Brasileira, Olga Ricardo Henrique, 52 anos, já fez vários cursos. “Os cursos são muito bons, ajuda a distrair a cabeça e financeiramente também”.

“Esta aula é de acordo com o propósito do Crescer, que visa também incentivar o empreendedorismo e a economia criativa. Não devemos nunca parar de aprender coisas novas todos os dias. O Polo Digital é um novo segmento econômico em nossa cidade e é fundamental que nossos alunos conheçam este novo mercado”, observou a secretária de Educação, Juliana Guedes. Os cursos deste módulo foram realizados de julho a outubro deste ano.

O prefeito também convidou a todos para conhecer o Polo Digital e destacou outras iniciativas. “Convido a todos para conhecer o Polo Digital, é uma nova atividade econômica para nossa cidade. Temos que despertar nos jovens a vontade de criar e empreender. Estamos estudando um novo local para o Crescer e a oferta de novos cursos. Participamos do chamamento para  a vinda da Univesp e assinamos um convênio com a empresa belga Altissia que oferecerá cursos de idiomas para todos os mogianos acima dos 16 anos”, disse.

“Participei do curso de salgados e quero fazer de pães e doces. Os cursos do Crescer são bons, já fiz o de garçom antes e trabalhei bastante na área”, disse Israel Marcondes Lima, 26 anos, morador do bairro do Caputera, que fez o curso na Escola Municipal Profª Regina Célia Najar Ferreira Borelli, no Conjunto Residencial Nova Bertioga.

O vereador Edson Santos, que representou a Câmara Municipal no evento, destacou a importância dos cursos descentralizados. “Os cursos descentralizados são um grande avanço, dando oportunidade para que os mogianos de bairros distantes façam o curso perto de casa”, disse. (Kelli Correa Brito)