Prefeito participa do lançamento do Caderno Econômico do Alto Tietê, em Guarulhos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

26 de junho de 2018
Auditório do Teatro Adamastor, em Guarulhos, ficou lotado para o lançamento do Caderno Econômico do Alto Tietê, realizado nesta terça-feira (foto: Júnior Lago/PMMC)

O prefeito Marcus Melo participou, nesta manhã de terça-feira (26/06), em Guarulhos, do lançamento da primeira edição do Caderno Econômico Alto Tietê, elaborada pelo Condemat - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê com o objetivo de apresentar o potencial da região para os negócios e atrair novos investimentos. O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Márcio França; do presidente do consórcio, prefeito Rodrigo Ashiuchi; do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti; prefeitos do Alto Tietê e demais autoridades.

Essa primeira edição do Caderno Econômico Alto Tietê traz os principais indicadores da região nos últimos anos, complementados pelo primeiro trimestre de 2018. Foram coletados os dados da balança comercial desde o ano 2000, até o primeiro trimestre deste ano, divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com ênfase para os anos de 2016/17 e para os dados parciais de 2018. “Trata-se de um material completo e muito bem elaborado para divulgar detalhes do potencial econômico das 11 cidades do Alto Tietê”, afirmou o prefeito mogiano.

O governador Márcio França elogiou a iniciativa e defendeu novas propostas regionais para o desenvolvimento econômico. “Só essa região em que estamos já é maior do que oito estados brasileiros”, afirmou. O Alto Tietê concentra 100 mil empresas, 600 mil empregos e sintetiza cerca de R$ 100 bilhões. É formado por 11 municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Salesópolis e Suzano.

Para melhor fundamentar as análises da publicação, foram considerados também os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano de 2016 e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de 2017 e do primeiro quadrimestre de 2018, divulgados pelo Ministério do Trabalho. Complementa essa primeira edição um panorama da evolução das estimativas do Produto Interno Bruto Municipal entre os anos 2010 e 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A atual gestão do Condemat tem muito claro que não dá para trabalhar uma cidade de forma isolada, é preciso pensar e desenvolver a região. Além de trabalhar politicamente por essa integração, nosso objetivo é explorar as características, a diversidade e o potencial do Alto Tietê, pois quando um município recebe um novo investimento, toda a região ganha”, ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi.

O Caderno Econômico Alto Tietê será disponibilizado nas versões impressa e digital para todas as prefeituras que integram o consórcio, para que seja usado como um instrumento de divulgação da dinâmica de desenvolvimento da região e para auxiliar na tomada de decisão por parte do empresariado.