Secretaria de Cultura
Mogi das Cruzes recebe entre os dias 13 e 17 de agosto a 3ª Semana do Patrimônio. A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com o intuito de preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.
Ao todo, serão três atividades com entrada gratuita: o Diálogo Aberto com a temática Mogi das Cruzes decolonial: reflexões sobre a história e a cultura local; a palestra Visitas educativas e dinâmicas nos museus da cidade; e o Roteiros do Patrimônio - Edição Centro Histórico.
Para o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata a história de uma cidade também se escreve ao preservar a memória cultural e patrimonial. "A participação da comunidade local é muito importante para resgatarmos as memórias populares de outros tempos, com costumes e hábitos distintos dos dias atuais. Entendendo nosso passado temos a oportunidade de traçar um futuro melhor".
Inscrições para o Roteiros do Patrimônio - Edição Centro Histórico serão abertas na segunda, dia 11
Em 17 de agosto, como parte da programação da Semana do Patrimônio, será realizado mais um passeio guiado pelas ruas do centro histórico de Mogi das Cruzes, pelo projeto Roteiros do Patrimônio. Estão disponíveis 60 vagas para a atividade de educação patrimonial gratuita.
Para participar, os interessados devem se inscrever de maneira on-line a partir da próxima segunda-feira (11), pelo link: https://forms.gle/9Xx6khz3VQsn1xXi7.
Em uma jornada repleta de histórias a curiosidades, os participantes serão conduzidos pelo mediador cultural Dorival Martins, e pelo diretor do Departamento do Patrimônio e Arquivo Histórico, Ubirajara Nunes. O ponto de encontro será o Largo do Carmo, às 9 horas, do dia 17.
Diálogo Aberto promove encontro no Casarão do Carmo, no dia 13
Com a temática Mogi das Cruzes decolonial: reflexões sobre a história e a cultura local, o programa Diálogo Aberto realiza um encontro no próximo dia 13. A ação acontece no Casarão do Carmo, a partir das 19 horas. Com entrada franca, a proposta da iniciativa é provocar um olhar crítico sobre os modos como a história e a cultura local são narradas.
"Ao adotar uma perspectiva decolonial, Mogi das Cruzes pode não apenas revisitar sua própria história, mas também reimaginar seu futuro, ancorado na diversidade, na reparação histórica e na valorização do saber popular, como ferramenta de transformação social", salienta Ubirajara Nunes.
Palestra aborda visitas educativas e dinâmicas nos museus, no dia 15
No dia 15 de agosto, o Casarão do Carmo recebe a palestra Visitas educativas e dinâmicas nos museus da cidade, às 19 horas. A ação é voltada para educadores, agentes culturais, estudantes e demais interessados em educação patrimonial.
Serão apresentadas estratégias e práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas nos equipamentos museológicos do município.
Mogi das Cruzes participa da 1ª Semana do Patrimônio de Santos
A cidade também participará da 1ª Semana do Patrimônio de Santos, no próximo dia 11. O diretor do Departamento do Patrimônio e Arquivo Histórico, Ubirajara Nunes, representará a Secretaria de Cultura em uma palestra sobre o Mecanismo e Políticas Públicas na Gestão do Patrimônio, apresentando de maneira cronológica a política de gestão do Patrimônio Cultural implantada no município.
Serão abordados desde a criação do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico - COMPHAP (2003) e do Conselho Municipal de Cultura - COMUC (2005) até a aprovação do Plano Municipal de Cultura - PMC (2019) - que estabelece diretrizes nos diversos eixos artísticos até 2030. Além dos projetos, programas e ações de educação patrimonial desenvolvidos pela pasta na cidade. Mais informações no link: bit.ly/patrimonioSantos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-6903 ou pelo e-mail arquivo.cultura@mogidascruzes.sp.gov.br.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Todas as ações têm entrada franca)
3ª Semana do Patrimônio de Mogi das Cruzes
Data: 13 de agosto (quarta-feira)
Diálogo Aberto - Mogi das Cruzes decolonial: reflexões sobre a história e a cultura local
Local: Casarão do Carmo (R. José Bonifácio, 516 - Centro)
Horário: das 19 às 21 horas
Data: 15 de agosto (sexta-feira)
Palestra: Visitas educativas e dinâmicas nos museus da cidade
Local: Casarão do Carmo (R. José Bonifácio, 516 - Centro)
Horário: das 19 às 21 horas
Data: 17 de agosto (domingo)
Roteiros do Patrimônio - Edição Centro Histórico
Ponto de encontro: Largo do Carmo - Centro
Horário: das 9 às 12 horas
Inscrições on-line a partir das 9 horas, do dia 11 de agosto pelo link: https://forms.gle/9Xx6khz3VQsn1xXi7