Prefeitura de Mogi e Bombeiros se unem para aprimorar atendimento à população

Secretaria de Segurança

19 de novembro de 2025
Reunião na Prefeitura de Mogi tratou sobre integração entre Samu e Corpo de Bombeiros para aprimorar atendimento à população (Divulgação/PMMC)

O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, o presidente do Samu, Reinaldo Nascimento, e o secretário-adjunto de Saúde, Luiz Bot, se reuniram na tarde de terça-feira (18/11) com o novo comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros da cidade, tenente-coronel Rodrigo Barelli, e o subcomandante, major Matheus Ferreira Lopes, na sede da administração municipal para tratar de ações de integração para aprimorar o atendimento aos mogianos.

Eles falaram sobre meios de tornar o Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), responsável pelo atendimento de urgências, transportes de pacientes graves e atendimento pré-hospitalar móvel, ainda mais ágil e eficiente.

“O Cresamu foi criado em 2011, na gestão do prefeito Marco Bertaiolli, justamente para ampliar o atendimento à população, entre profissionais, unidades do Samu e do Corpo de Bombeiros, sem que houvesse duplicidade de chamadas, por exemplo. Na gestão anterior, isso se perdeu. A prefeita Mara Bertaiolli determinou que essa ação seja retomada e aperfeiçoada. Este é o nosso objetivo”, afirma o vice-prefeito.

Hoje, o Cresamu é composto por seis municípios: Arujá, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema, Santa Isabel e Mogi das Cruzes e atende pelo telefone 192. “O objetivo é que as pessoas que acionam o 192 do Samu ou o 193 dos Bombeiros sejam atendidas o mais brevemente possível, para preservar vidas”, diz Ito.

O comandante Barelli agradeceu à Prefeitura pela parceria. “É uma gestão muito próxima e Mogi é um polo de bons exemplos para todo o Estado de São Paulo”, disse o tenente-coronel, que veio da capital paulista para assumir o 17º Grupamento.