Prefeitura de Mogi instala novos semáforos e faixas de pedestres nas Vilas Cintra e Suíssa

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

17 de outubro de 2025
Semáforo instalado na avenida Francisco Rodrigues Filho facilitou e organizou a travessia de pedestres (Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes instalou novos semáforos em dois endereços da cidade para aumentar a segurança de motoristas e pedestres e atender a pedidos de moradores das regiões, especialmente pedestres.

O primeiro endereço a receber os novos semáforos foi a avenida Francisco Ferreira Lopes, altura do número 3.406, na Vila Cintra, todos com temporizador, o que aumenta a segurança de condutores e pedestres, que conseguem se programar melhor sabendo o tempo que existe entre a abertura e o fechamento do semáforo para um lado ou para o outro.

O mesmo modelo de equipamento foi colocado na avenida Francisco Rodrigues Filho, na Vila Suíssa, distrito de César de Souza, na altura do 4.768. Os aparelhos com temporizadores são colocados em locais estratégicos do município para maior segurança de tráfego de todas as pessoas envolvidas no trânsito, mas também com foco na facilidade para o pedestre, para que ele não fique um tempo elevado aguardando a parada dos motoristas para atravessar, já que é possível acionar o botão de parada. 

Este tipo de equipamento também tem um efeito benéfico paralelo ao técnico, que é a redução do estresse e da ansiedade de quem está a pé e de quem está dirigindo, já que gera a sensação de maior controle sobre o tempo e a ação de parar ou seguir. 

“O Código de Trânsito Brasileiro determina algumas prioridades para pedestres, especialmente em relação à travessia. E o semáforo ajuda a regular esta prioridade, para que ela seja respeitada. Nossa equipe estuda diariamente maneiras de tornar o tráfego de Mogi mais fluido, seguro e eficiente”, afirma o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.

Os mogianos podem obter e passar informações sobre o trânsito pelo aplicativo Colab ou pelo telefone 0800 7730 194 (ambos são gratuitos).