Prefeitura de Mogi lança Operação Verão para preservar vidas na época mais chuvosa do ano

Secretaria de Segurança

09 de dezembro de 2025
Ao lado de autoridades da cidade, a prefeita Mara Bertaiolli lançou a Operação Verão 2025/2026 (Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou oficialmente na manhã desta terça-feira (09/12) a Operação Verão, um conjunto de ações envolvendo várias secretarias municipais e outros órgãos da cidade para prevenir incidentes em decorrência das chuvas, como alagamentos, enchentes e deslizamentos, e ampliar a estrutura de atendimento a urgências e emergências.

A apresentação aconteceu no Auditório da administração municipal, na presença de autoridades e representantes de todos os órgãos envolvidos na operação – que inclui, além da Defesa Civil e das pastas municipais, o Corpo de Bombeiros, as Polícias Militar e Civil, o Tiro de Guerra, a Câmara Municipal, a Sabesp, a EDP e a sociedade civil.

“No dia 2 de janeiro, o Téo (Cusatis, vice-prefeito) e eu fomos a Jundiapeba e demos início a um grande mutirão de limpeza, já pensando na Operação Verão. Seguimos todos os apontamentos do coronel Reinaldo (Nascimento, gestor da Defesa Civil de Mogi das Cruzes) para nos prepararmos, desde o primeiro dia de trabalho à frente da Prefeitura, para agora resolvermos, com uma equipe muito competente, o que for necessário”, conta a prefeita Mara Bertaiolli.

Entre as medidas preventivas tomadas pela Prefeitura, estão: limpeza de valas, bueiros e canais; limpeza e construção de caixas de bocas de lobo; desassoreamento de córregos e rios; podas e supressão de árvores com risco de queda, entre outras.

“Fizemos um amplo trabalho preventivo em córregos, como dos Corvos, dos Canudos, do Gregório, Nova Bertioga, Lavapés, Chácara dos Baianos, Ribeirão Guararema, Rio Jundiaí e Rio Negro. A drenagem e o escoamento são as principais questões dos serviços preventivos a enchentes. Nenhum município do mundo está imune aos riscos, especialmente por conta das mudanças climáticas. Mas trabalhamos para Mogi ser uma cidade resiliente, que é aquela que se antecipa aos riscos, minimiza os impactos, preserva vidas e se reorganiza rapidamente após um desastre”, afirma o coronel Reinaldo Nascimento.

A prefeita reforçou a importância da participação da população. “Não é a Operação Verão da Prefeitura. É a Operação Verão da cidade. Nós tiramos toneladas de lixo e sedimentos dos córregos e rios. Todos nós precisamos fazer a nossa parte para mantermos essa limpeza e evitarmos enchentes”, finaliza Mara Bertaiolli.

Sobre a Operação Verão
A Operação Verão 2025/2026 foi instituída oficialmente por meio do Decreto Municipal nº 23.959/25. A Operação Verão envolve um mapeamento completo das áreas de risco do município e estabelece medidas específicas a serem adotadas em diferentes tipos de ocorrência.

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes mantém contato permanente com a Defesa Civil do Estado, garantindo o acompanhamento em tempo real das condições climáticas, o monitoramento das áreas mais sensíveis e o planejamento antecipado das ações necessárias durante o período chuvoso. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.