Prefeitura de Mogi promove campanha para atualização de cadernetas de vacinação

Secretaria de Saúde

27 de janeiro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Saúde, promove na próxima semana uma Campanha Municipal para Atualização de Cadernetas de Vacinação. Nos próximos sábados, dias 4 e 11 de fevereiro, alguns postos de saúde com localizações estratégicas estarão abertos para aplicar as doses necessárias em crianças e adolescentes.

O objetivo é atualizar as vacinas do calendário de rotina para a volta às aulas, disponibilizando todas as doses indicadas para cada faixa etária. Para facilitar o acesso, o atendimento será realizado nos dois sábados (dias 4 e 11 de fevereiro) nos Postos de Saúde relacionados abaixo, das 8 às 16 horas. 

As vacinas do calendário de rotina também estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família.

“A caderneta de vacinação em atraso, ou seja, o não recebimento das doses indicadas no calendário de vacinação para cada idade, aumenta o risco de retorno de doenças que hoje tem baixa circulação ou já estão eliminadas no país”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

O Calendário Básico de Vacinação indicado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) no Brasil é um dos mais extensos do mundo e prevê vacinas contra 19 tipos de doenças diferentes. As vacinas são consideradas obrigatórias pelo Estatuto da Criança e Adolescente. 

Calendário vacinal
A vacinação começa na maternidade, onde o recém-nascido deve receber as vacinas BCG e Hepatite B. Aos dois meses de vida deve ocorrer a primeira vacinação no Posto de Saúde sendo que, até o sexto mês de vida, os retornos para novas doses são mensais. 

Entre 12 e 15 meses, novas doses e reforços são recomendados aos bebês e, aos 4 anos, é a idade adequada para completar o primeiro ciclo de vacinação infantil conforme o calendário de vacinação para crianças menores de sete anos. 

Aos 9 anos, um novo ciclo de imunização é iniciado com a vacinação contra o vírus HPV e na sequência são agendados os retornos tanto para a segunda dose, quanto para a vacina Meningite ACWY, aos 11 anos.

Existem prazos máximos em que estas vacinas sejam disponibilizadas, por isso os pais devem ficar atentos para evitar que o adolescente perca a oportunidade de receber a vacinação pelo sistema público.

HPV e Meningite
1ª dose é indicada aos 9 anos e pode ser aplicada até antes do adolescente completar 15 anos; a 2ª dose, indicada 6 meses após a primeira dose, tem como idade máxima 15 anos, ou seja, antes de completar 16 anos. 
Já a vacina ACWY, é indicada aos 11 ou 12 anos e neste momento, pode ser aplicada até os 14 anos, para aqueles que não receberam a dose na idade recomendada no calendário.

Entre 14 e 15 anos, o adolescente recebe o reforço com a vacina dupla adulto - contra difteria e tétano (conhecida popularmente como "vacina dos 15 anos”) e encerra assim o Calendário proposto aos adolescentes/ jovens de até 19 anos. 

Estado de São Paulo
Além das vacinas que constam no calendário nacional, o Estado de São Paulo oferece algumas vacinas em caráter temporário:

  •  Vacina SCR: de 6 a 11 meses de vida, é chamada de "Dose Zero" e está sendo indicada devido à necessidade de intensificar a prevenção contra o sarampo, considerado em estado de alerta. 
  •  Vacina contra a Meningite C: está liberada para crianças de até 10 anos ainda não vacinadas com as doses indicadas no calendário nacional de rotina e também para trabalhadores da saúde, estudantes dos cursos da área de saúde e, ainda, para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. Estas liberações ocorrem até o final de fevereiro ou enquanto durarem os estoques. 

CAMPANHA MUNICIPAL DE ATUALIZAÇÃO VACINAL PARA INÍCIO DAS AULAS 

De segunda (06/02) a sexta feira (10/02), das 8 às 16:30: em todas os postos de saúde (UBS e USF). Nos sábados, dias 4 e 11, das 8 às 16 horas, nas unidades abaixo:

Dia 04
UBS Jundiapeba
UBS Braz Cubas
UBS Vila Suíssa
UBS Jardim Camila
UBS Alto Ipiranga
UBS Vila Natal
UBS Ponte Grande
UBS Santa Tereza
UBS Nova Jundiapeba
UBS Aeroporto 2
UBS Vila Prata
UBS Sabaúna
UBS Jardim Ivete

Dia 11
UBS Jundiapeba
UBS Braz Cubas
UBS Vila Suíssa
UBS Jardim Camila
UBS Alto Ipiranga
UBS Vila Moraes
UBS Mineração
UBS Santo Ângelo
UBS Botujuru
UBS Jardim Maricá
UBS Jardim Planalto