Prefeitura de Mogi realiza no dia 28 audiência para debater Orçamento do próximo ano

Secretaria de Finanças

13 de outubro de 2025
Audiência pública garante participação popular na definição de prioridades para investimentos em obras públicas, educação, saúde e transporte, entre outros (Foto: Julio Nogueira/Semae)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, organiza mais uma etapa do planejamento financeiro para o próximo ano com a realização da audiência que debaterá a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A reunião pública será no dia 28 de outubro, a partir das 18h30, no auditório do Paço Municipal (avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico).

O objetivo é promover o debate público e garantir a participação popular na definição das prioridades do município na elaboração do orçamento, já que a LOA define e detalha o valor total das receitas que serão utilizadas para suprir as despesas do município, como as obras públicas, educação, saúde e transporte, entre outros, no período de um ano.

“Queremos ouvir as principais demandas da população para, na medida do possível, adequá-las ao orçamento, levando em consideração a projeção de arrecadação, histórico de receitas e cenário econômico atual, entre outros critérios. A audiência pública também é uma forma de garantirmos transparência”, afirma o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali.

As duas primeiras etapas do planejamento financeiro já foram concluídas pela Prefeitura: os projetos de lei do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foram enviados à Câmara Municipal em agosto, para análise e votação dos vereadores.
 
O PPA é a primeira etapa da organização financeira e orçamentária de um período de quatro anos. Trata-se de um resumo de todas as metas que o município realizará, sejam elas atividades contínuas ou projetos de investimento. Tudo é detalhado em forma de programas e ações, contemplando estimativas de receitas e despesas.

Com base no Plano Plurianual, o município elabora, todos os anos, a LDO, que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA e orienta a composição do orçamento.


Audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026
Data:
28 de outubro de 2025
Horário: 18h30
Local: Auditório do Paço Municipal
Endereço: avenida Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro (piso térreo)