Prefeitura e Adiaesp selam parceria para coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

10 de novembro de 2025
O ponto de coleta será na Associação Sul de Mogi das Cruzes (Capela 11), localizada na Estrada Mogi–Bertioga, km 11, Bairro Capela 11

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), promove no próximo dia 17 de novembro, das 8h às 14h, mais uma edição do Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas. O ponto de coleta será na Associação Sul de Mogi das Cruzes (Capela 11), localizada na Estrada Mogi–Bertioga, km 11, Bairro Capela 11.

A iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso do município com a sustentabilidade e a destinação ambientalmente correta das embalagens de defensivos e insumos agrícolas, incentivando os produtores rurais a adotarem boas práticas no campo. Para efetuar a entrega, os produtores devem seguir as orientações da tríplice lavagem, que consiste em enxaguar os recipientes três vezes, perfurar o fundo, manter tampa e rótulo, e apresentar a nota fiscal de compra. Os materiais entregues de forma adequada recebem um recibo de devolução, emitido pela equipe técnica da Adiaesp.

O programa itinerante da Adiaesp percorre diferentes municípios do Estado de São Paulo, promovendo a logística reversa e garantindo o cumprimento das normas ambientais. A ação tem apoio da Defesa Agropecuária, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes. Em março deste ano, a primeira edição de 2025 do programa itinerante, realizada na Associação Rural de Pindorama, e que resultou na arrecadação de aproximadamente 1,4  toneladas de embalagens vazias coletadas, encaminhadas para destinação e reciclagem adequadas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, a iniciativa é essencial para o equilíbrio ambiental e para a segurança no campo: “A coleta dessas embalagens é uma ação fundamental para evitar a contaminação do solo e da água, além de reforçar a responsabilidade compartilhada entre o produtor rural, o gestor público e as empresas do setor. Mogi das Cruzes é referência em boas práticas agrícolas e queremos manter esse padrão com o apoio da Adiaesp e dos nossos parceiros”, destacou o secretário.

Referência 
O Brasil é referência mundial na destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas, com 95% dos recipientes comercializados sendo recolhidos e reciclados — índice alcançado graças a parcerias como esta, que unem o poder público e o setor agropecuário em prol do meio ambiente.

Serviço:
 Local: Associação Sul de Mogi das Cruzes (Capela 11) – Estrada Mogi–Bertioga, km 11, Bairro Capela 11
  Data: 17 de novembro
 Horário: das 8h às 14h