Gabinete
A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Grupo Marbor assinam nesta quinta-feira (22), às 11 horas, um acordo de cooperação para a primeira fase de revitalização da Vila Helio. A assinatura do acordo acontecerá na Alegratto, empresa de eventos da Marbor, localizada na rua João Cardoso de Siqueira Primo, 60, Vila Helio. O trabalho será custeado pelo Grupo Marbor, enquanto a Prefeitura ficará responsável pela intermediação com EDP São Paulo – que precisará intervir na parte elétrica – e pela organização do trânsito. As intervenções nas redes de água e esgoto ficarão a cargo do Semae, mas a mão-de-obra será financiada pela Marbor.
Entre as mudanças previstas estão a ampliação de calçadas, acessibilidade, paisagismo e outros diferenciais que vão valorizar o Centro e beneficiar motoristas e pedestres, além de empresários que mantêm escritórios e lojas no local. A intervenção também tem o objetivo de acabar com as enchentes naquela região. O prefeito Marcus Melo destacou a iniciativa, citando a importância das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.
“Trata-se de um projeto excelente para a cidade, porque promove uma ampla revitalização de um espaço importante e tradicional, priorizando os pedestres, que é uma tendência em todas as grandes cidades desenvolvidas do mundo. Não podemos deixar de agradecer e ressaltar esta iniciativa do empresário Marcos Borenstein e de todo o Grupo Marbor, que mais uma vez dá provas do seu grande comprometimento em tornar Mogi uma cidade cada vez melhor", disse Melo.
O encontro contará com a presença de Borenstein e uma de suas filhas, Tatiana, que é diretora-administrativa da Marbor, além de representantes das empresas Fasul, de engenharia, e Coutinho, de arquitetura, contratadas para dar andamento ao projeto. “Estamos prontos para começar. Faltava apenas definir esses detalhes burocráticos e assinar o acordo. Ficamos orgulhosos por esta conquista, não só porque é uma região significativa para a nossa família, mas porque faz parte da história da cidade. Queremos tornar este lugar mais bonito, agradável e estruturado para os mogianos. Para nós, é uma questão de cidadania, de responsabilidade social”, afirma Borenstein.
O bairro foi fundado há quase 70 anos por Helio Borenstein, pai do presidente do Grupo Marbor, Marcos Borenstein, e agora será completamente transformado. As obras começam no próximo dia 26 e a previsão é de que elas sejam concluídas até o fim deste ano.
Itens previstos no projeto:
Ampliação das calçadas, proporcionando mais segurança aos pedestres e promovendo a acessibilidade;
Aterramento e elevação o nível da rua para melhorar o escoamento da água pluvial, reduzindo os riscos de alagamento;
Colocação de piso intertravado nas calçadas, que proporciona mais segurança aos pedestres e visual mais moderno;
Construção de uma praça, com chafariz e bancos;
Arborização de toda a Vila Helio, melhorando o conforto térmico e tornando o espaço mais acolhedor;
Instalação de postes com luminárias;
Instalação de lixeiras;
Construção de um bicicletário.