Prefeitura e Sebrae promovem capacitação sobre vendas para órgãos públicos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

09 de dezembro de 2022

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e o Sebrae promovem na próxima terça-feira (13/12) o workshop “Como Aumentar seu Faturamento Vendendo para o Poder Público”. A capacitação será realizada das 9 às 12 horas e as inscrições são gratuitas. Os interessados devem realizar inscrição no link:

O principal objetivo do curso é divulgar amplamente aos empresários que empreendimentos de qualquer porte podem participar dessa modalidade de compra, inclusive MEI, ME e EPP. Micro e pequenos empresários do Alto Tietê podem se inscrever na palestra sobre como vender seus produtos e serviços para governos e prefeituras.

O workshop irá abordar diversos aspectos do processo e temas como: Princípios básicos da licitação; Licitação e suas modalidades; e Garantias de vender por licitação e ao final do curso, o empreendedor receberá certificado de participação com verificação de autenticidade, totalmente gratuito, além de ter alcançado o conhecimento sobre como vender para o governo.

Outro tema do encontro será a vantagem da modalidade em diversos aspectos, como financeiro – porque a Prefeitura de Mogi das Cruzes é boa pagadora – e também segurança e transparência ao longo do processo.

Durante a capacitação, os participantes receberão informações sobre as novas regras e mudanças para 2023, quais são as vantagens, oportunidades e como participar de licitações e pregões para aumentar as vendas e área de atuação.

De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP João Gomes, o acesso ao mercado é uma das principais dificuldades do dono de uma pequena empresa. “Vender para o Poder Público é uma alternativa totalmente viável para o pequeno, mas é preciso ficar atento aos editais e elaborar um projeto de vendas para saber se terá capacidade de atender os pedidos”, afirma.

Uma pesquisa do Sebrae indica que, entre 2018 e 2021, as contratações de bens e serviços por entes federais, estaduais e municipais no Brasil movimentaram cerca de R$ 494 bilhões. Deste total, R$ 129,4 bilhões, ou 26%, correspondem aos pequenos negócios.

Micro e pequenas empresas da região podem participar também de forma híbrida – presencial no auditório da PMMC ou simultaneamente transmitida pelo zoom: https://us02web.zoom.us/j/89968227587

Além da palestra, o Sebrae também pode ajudar o empreendedor a se preparar para essa venda. Informações pelo telefone (11) 4723-4510.