Prefeitura inicia obras da Escola Viva Jundiapeba, maior complexo educacional da cidade

26 de setembro de 2022

Começaram neste sábado (24/09), as obras da Escola Viva Jundiapeba, o maior complexo educacional da cidade que marca um novo conceito de educação em Mogi das Cruzes. O equipamento também será um polo de desenvolvimento do bairro, atendendo toda a comunidade. No evento, que reuniu a população e autoridades, foram anunciadas mais ações e obras para a região de Jundiapeba.

A Escola Viva atenderá aproximadamente 500 crianças do ensino fundamental Ciclo I e oferecerá cursos e atividades para a comunidade. “A Escola Viva vai ocupar o dia inteiro das crianças com educação integral, unindo educação, esporte e cultura. Um equipamento como esse é muito importante para que as crianças tenham as ferramentas necessárias para se desenvolverem. No período noturno serão oferecidos cursos técnicos e toda essa infraestrutura estará disponível para comunidade aos finais de semana”, disse o prefeito Caio Cunha. A obra deverá ser concluída em dezembro de 2023.

A secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, destacou que a nova unidade será a evolução do período integral oferecido na rede municipal, proporcionando vivências educacionais inovadoras. “Será uma evolução muito saudável e responsável do que já temos na rede. Uma nova proposta com foco no protagonismo do aluno, o que vai muito ao encontro do trabalho que estamos fazendo em conjunto com várias secretarias pela primeira infância em nossa cidade”, disse.

O complexo educacional terá três pavimentos, sendo 15 salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais, seis salas especializadas (Laboratório de Ciências e salas de Artes, Jogos, Inovação Tecnológica, Música e Dança) e sete espaços de aprendizagem (Biblioteca, Auditório, “Cantinho da Leitura”, Sala de Estudos/Descanso e Horta; além de Quadra Poliesportiva e Piscina coberta).  O prédio também terá espaços de convívio, área administrativa e serviços. “A piscina vai ser para toda a comunidade de Jundiapeba. A Escola Viva é cidadania, dignidade e saúde”, disse o prefeito.

O projeto do complexo tem sido pensado desde janeiro de 2021, como apontou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio Faria. “São 631 dias em que estamos trabalhando no projeto. É um grande equipamento, um projeto que foi pensado em cada detalhe. As crianças não vão precisar ir a outros lugares para ter aulas de inovação tecnológica, esporte e cultura”, disse. O objetivo da Escola Viva é formar jovens protagonistas para o enfrentamento dos desafios do século XXI.

O complexo educacional não terá muros. “A educação em que nós acreditamos está se consolidando nesse prédio, que traz um nome tão significativo para transformar a educação de nossa cidade de forma efetiva. A Escola Viva não terá muros, será um espaço de aprendizagem de todos nós”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. Além das instalações inovadoras, o prédio também será sustentável.

Investimentos em Jundiapeba
O prefeito anunciou mais obras e ações para Jundiapeba. “Hoje é o lançamento de uma obra inicial do que vamos fazer em Jundiapeba. Vamos reiniciar uma obra que estava parada, que é o esgotamento sanitário e a pavimentação de ruas de Nova Jundiapeba”, disse. As melhorias também contemplam o início das atividades do Bom Prato, a ampliação do número de viagens do transporte coletivo e o projeto de um terminal para o distrito, a revitalização do Conjunto Habitacional José Bezerra de Melo, a implantação de uma base da ROMU (Ronda Extensiva Municipal) e a entrega no segundo semestre da Praça da Cidadania, parceria com o Governo Estadual e a reforma da quadra da Rua Nito Sona.

O início das obras da Escola Viva contou com a participação a Banda Infanto-Juvenil do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes da Escola, sob regência do maestro Allan Caetano, coordenador dos projetos de Educação Musical da Secretaria de Educação. A fanfarra da Escola Estadual Profª Dora Peretti de Oliveira, a Fandora, animou o público com sua apresentação sob a regência de Maurício Fritoli. O grupo faz parte do projeto Pra Ver a Banda Passar.

O público também pode fazer uma visita virtual às futuras instalações da escola, por meio dos óculos de realidade virtual (VR) da Secretaria de Educação. Participaram do evento os vereadores Carlos Lucarefski, Edson Alexandre Pereira, Eduardo Ota, Johnross Jones Lima, José Luiz Furtado, Malu Fernandes, Mauro de Assis Margarido, Milton Lins, Pedro Komura e Osvaldo Antonio da Silva.