Prefeitura inova na relação com servidores e lançará pesquisa para melhorar ambiente de trabalho

Secretaria de Gestão Pública

02 de agosto de 2021
Iniciativa inédita vai ouvir funcionários visando à valorização dos colaboradores e melhoria das condições de trabalho

Com o objetivo de implantar uma nova cultura organizacional e inovar a relação com seus servidores, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com a conceituada consultoria Great Place to Work (Um Excelente Lugar para Trabalhar, em tradução livre), lançará no dia 9 de agosto a pesquisa “Voz do Servidor”, uma iniciativa inédita para ouvir os funcionários visando à valorização dos colaboradores e melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, dos serviços públicos prestados ao cidadão.

O trabalho, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, será aplicado por meio de questionário que poderá ser respondido por todos os servidores da Prefeitura, de forma online. Pela pesquisa, os colaboradores avaliarão o ambiente de trabalho mais próximo (de sua unidade) e da secretaria da qual fazem parte.

Cada servidor terá a oportunidade de apontar as dificuldades e desafios enfrentados, mas também indicar as potencialidades e os caminhos para uma solução coletiva e participativa.

A Great Place to Work garante o sigilo e a confidencialidade da pesquisa, que será 100% digital. A Prefeitura não terá acesso às respostas do servidor, individualmente, mas apenas a uma avaliação geral do ambiente de trabalho de cada secretaria ou departamento. Haverá uma tabulação dos resultados entregues por secretaria, sem a identificação de pessoas.

A proposta é que o resultado da pesquisa ajude a Prefeitura a obter um diagnóstico corporativo, pelo qual identifique as principais necessidades que, na visão dos servidores, são essenciais para que cada departamento se transforme num excelente local de trabalho, no que se refere às relações de confiança no ambiente de trabalho, comunicação, gestão, imparcialidade, orgulho e relação de trabalho entre o time.

A partir do diagnóstico, a Secretaria de Gestão Pública, por meio da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, produzirá um plano de ação para colocar em prática as sugestões, após cuidadoso estudo técnico e conforme a necessidade, a viabilidade das propostas e disponibilidade de recursos.

A pesquisa se encerra dia 23 de agosto de 2021.

A consultoria
A Great Place to Work é uma consultoria que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

VOZ DO SERVIDOR
O que é

A pesquisa Voz do Servidor é uma iniciativa inédita em Mogi das Cruzes e integra o processo de implantação de uma nova cultura organizacional e inovação da relação entre a Prefeitura e seus colaboradores.

Quando e como será
A pesquisa será aplicada de forma online, de 9 a 23 de agosto. Os servidores serão convidados a responder um questionário. Embora a participação não seja obrigatória, é imprescindível a colaboração de todos para que, de forma coletiva, seja construído um excelente lugar para trabalhar.

O servidor precisa se identificar?
Não. A pesquisa é confidencial e a A Great Place to Work garante o sigilo das respostas.

Como participar?
O servidor receberá um link e instruções individuais.