Secretaria de Mobilidade e Trânsito
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está fazendo diversas mudanças no trânsito da cidade para aumentar a segurança de pedestres e condutores, além de melhorar o fluxo de veículos. Uma dessas alterações tem sido em relação aos semáforos, que, além de terem seus tempos reprogramados, estão sendo ampliados em pontos estratégicos da cidade, como no Largo do Socorro, onde nesta quarta-feira (21/01) foi instalado um novo equipamento exclusivo para a travessia de pedestres.
O novo semáforo fica na avenida Narciso Yague Guimarães, altura do cruzamento com a avenida São Paulo, em frente à praça Dezoito de Junho, e foi colocado para atender a um pedido dos pedestres, que relataram dificuldades para atravessar na faixa de pedestres do trecho, um dos mais movimentados da cidade, com via larga, com seis faixas, e acesso a importantes regiões.
“Nós estamos realizando estudos para melhorar todos os âmbitos do trânsito de Mogi, sempre tendo como premissa a segurança de todas as pessoas envolvidas no sistema. O pedestre é o mais vulnerável de todos. Precisamos cuidar para que a travessia seja segura. Este novo semáforo tem o painel contador, que permite que quem está atravessando saiba quanto tempo tem para ir de um ponto a outro e para que o motorista também reduza a velocidade antes mesmo de a luz ficar amarela e respeite o tempo de passagem de quem está a pé”, diz o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Felício Kamiyama.
O semáforo tem a botoeira que o pedestre pode acionar sempre que quiser atravessar, reduzindo o tempo de espera de quem está a pé e interferindo menos nos demais semáforos quando não tiver pedestres aguardando para fazer a travessia.
Ipiranga X Henrique Eroles
O próximo semáforo exclusivo para pedestres será instalado no cruzamento da rua Ipiranga com a avenida Henrique Eroles. Assim como o equipamento colocado no Socorro, este no Centro também terá painel contador de tempo e tem como foco a segurança, especialmente dos pedestres. Neste local, há sinalização de “direita livre”.