Prefeitura lança Jogos Escolares da Sustentabilidade, nesta sexta-feira (03/06)

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

02 de junho de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lança, nesta sexta-feira (03/06), os Jogos Escolares da Sustentabilidade. O evento é uma realização da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e será a programação do Junho Ambiental em 2022. Os jogos incluirão atividades semanais colaborativas – e não competitivas – realizadas por escolas da cidade (Ensino Infantil, Fundamental e Médio, das redes pública e particular), com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município.

São 27 escolas inscritas, sendo 15 municipais, 9 estaduais e 3 particulares, com aproximadamente 3.200 estudantes envolvidos diretamente.

Com os jogos, a Secretaria Municipal do Verde pretende criar uma ferramenta de multiplicação de valores como a preservação ambiental e o respeito à natureza. Como resultados, o evento também visa a escolas com mais árvores, bairros com despejo correto de resíduos sólidos e estudantes envolvidos em ações de conservação da natureza.

Também nesta sexta-feira (03/06) haverá a divulgação das ações a serem desenvolvidas pelas escolas inscritas. As atividades deverão ser cumpridas pelas unidades de ensino no período de 6 a 30 de junho. A premiação dos vencedores será um mês depois, no dia 30 de julho.

Cada etapa de atividades será realizada durante uma semana do mês de junho (Etapa 1: 6 a 10/6; Etapa 2: 13 a 20/6; Etapa 3: 20 a 24/6 e Etapa 4: 27 a 30/6). As atividades serão a partir de quatro Objetivos de Sustentabilidade (ODSs): água potável e saneamento; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.

Os alunos só conhecerão as ações que deverão ser desenvolvidas no dia do início de cada atividade. As escolas que completarem as tarefas e receberem a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente ganharão selo do Objetivo de Sustentabilidade correspondente.

As unidades que executarem as ações e conquistarem selos dos quatro ODSs ganharão uma visita guiada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo e participarão ainda do sorteio de uma horta – a Secretaria do Verde e Meio Ambiente dará como prêmio um Projeto de Sustentabilidade para a escola, que será sorteado e poderá ser uma horta ou uma ação de arborização, por exemplo.

Mais informações sobre os Jogos Escolares da Sustentabilidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-5962 ou pelo e-mail jes.svma@mogidascruzes.sp.gov.br.

As Secretarias do Verde e de Educação elaboraram um Guia de Orientação do evento (veja o arquivo em PDF no final da página).

O evento de lançamento será às 9h, no auditório da Prefeitura (avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico).