Secretaria de Cultura
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançará o livro Colorindo Mogi, nesta quinta-feira (5). Os exemplares serão distribuídos aos alunos da rede municipal e particular que participarão dos passeios guiados pelo programa Roteirinho do Patrimônio.
Inspirado no fenômeno viral dos livros de colorir, Colorindo Mogi tem como foco os patrimônios de Mogi das Cruzes. A iniciativa prevê a distribuição de 2.500 exemplares aos estudantes nos dias pré-agendados para as visitas guiadas pelos pontos históricos da cidade.
A Secretaria de Cultura reforça que a atividade de educação patrimonial é realizada mediante agendamento prévio. O Roteirinho do Patrimônio é uma ação voltada para escolas e grupos com mais de dez pessoas. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (11) 4798-6907, pelo WhatsApp (11) 97521-0323 ou pelo e-mail educativo.museus@mogidascruzes.sp.gov.br.
Roteirinho do Patrimônio
O Roteirinho do Patrimônio apresenta uma breve história de Mogi das Cruzes, que abrange o início do povoado - quando aqui já habitavam os povos originários - até as transformações da cidade nos dias atuais. A atividade traz curiosidades e propõe uma nova forma de observar a cidade e sua paisagem urbana, por meio da biografia cultural dos monumentos, destacando a importância das edificações visitadas e de todo o acervo que elas preservam, valorizando o patrimônio histórico, artístico e museológico do município.
Com linguagem adequada para cada faixa etária de público, a programação pode ser alterada de acordo com a disponibilidade de tempo das escolas, grupos e coletivos inscritos.
A visita mediada começa no Marco Zero da cidade, identificado pelo monumento do Obelisco, na praça Coronel Almeida, de frente para a Catedral de Sant'Ana. O percurso pode incluir o Museu Mogiano, o Museu dos Expedicionários Mogianos, a Pinacoteca e o Museu das Vivências Educacionais – MUVE.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca)
Roteirinho do Patrimônio 2026
Sessões: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Datas: 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26, 31 de março
2, 7, 9, 14, 16, 23, 28, 30 de abril
5, 7, 12, 14, 19, 21, 26, 28 de maio
2, 9, 11, 16, 18, 23, 25, 30 de junho
2, 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28, 30 de julho
(Agendamento para escolas ou grupos maiores de 10 pessoas pelo telefone (11) 4798-6907, pelo WhatsApp (11) 97521-0323 ou pelo e-mail educativo.museus@mogidascruzes.sp.gov.br)