Primeiros grupos de trabalho do GAEPE Mogi iniciam as atividades

13 de setembro de 2021
Grupos de Acolhimento e de Recuperação de Aprendizagem foram apresentados. (Divulgação/PMMC)

Os grupos de trabalho sobre Acolhimento e Recuperação de Aprendizagem foram apresentados na manhã desta segunda-feira (13/09) na reunião mensal do Gaepe Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação). Outros dois pontos abordados no encontro foram a consulta pública, que deverá ser feita às famílias sobre o retorno gradual das atividades presenciais nas escolas e a recém-lançada página do Gaepe Mogi no portal da Secretaria Municipal de Educação.

O grupo de Acolhimento foi o primeiro a se apresentar. O objetivo do grupo é elaborar um planejamento com propostas de ações para o acolhimento socioemocional dos estudantes, professores e familiares. Em seu planejamento, o grupo estabeleceu quatro tópicos principais: pesquisa socioemocional, monitoramento, parcerias com universidades e outras instituições e o direcionamento do atendimento para grupos de alunos, professores e familiares. No momento, este trabalho de acolhimento na rede municipal de ensino tem sido feito por profissionais do Pró-Escolar e o professor José Henrique Porto em encontros com as equipes das escolas.

O segundo grupo a se apresentar na reunião tem como tema a Recuperação da Aprendizagem. Foi ponderada a necessidade de uma pesquisa mais qualitativa da aprendizagem, considerando que os resultados obtidos estão no contexto do ensino remoto o que pode ser enviesado pela participação ou não dos responsáveis. O grupo também apontou a necessidade de uma análise das práticas pedagógicas e a elaboração de um plano estratégico para uma efetiva recuperação.

A reunião também contou com a apresentação da página do Gaepe Mogi, cujo objetivo é dar transparência e apoiar a mobilização em torno das ações do gabinete. Os trabalhos dos grupos de Conectividade e Combate à evasão escolar serão apresentados na reunião de outubro.