Procon de Mogi das Cruzes dá dicas para compras de presentes do dia das crianças

Procon

08 de outubro de 2021
Procon de Mogi das Cruzes dá dicas para compras de presentes do dia das crianças

As compras para o dia das crianças, assim como em qualquer outra data comemorativa exigem cautela. O Procon dá as dicas para que o consumidor busque melhor qualidade, segurança e bom preço.

A Fundação Procon realizou uma pesquisa de preços de brinquedos recentemente e encontrou aumento de até 198% em produtos idênticos.

Para isso, o Procon de Mogi das Cruzes orienta o consumidor para uma compra mais segura:

Pesquise preços: a busca pelos produtos na Internet pode ser uma aliada na comparação. Vale ressaltar que é preciso considerar a qualidade do produto para avaliar o melhor custo-benefício, assim como não esquecer de consultar se há diferença na forma de pagamento. No preço à vista, em dinheiro, PIX e até no débito, os lojistas podem oferecer descontos. Mas se sua opção for a prazo, confira taxa de juros, valor da parcela e custo total do financiamento.

Compre antes da data comemorativa: com o aumento da demanda fica mais difícil encontrar alguns produtos, especialmente brinquedos. O ideal é se antecipar e fugir de lojas cheias.

Se a compra for pela Internet verifique com precisão a data da entrega e acompanhe o rastreio do produto. Caso perceba algum atraso, faça contato com a loja para evitar que a encomenda chegue fora do prazo.

Solicite a nota fiscal: a emissão da nota fiscal é dever do fornecedor e ela pode ser necessária para o envio do produto à assistência técnica ou para reclamar de um defeito.

Prefira comprar em lojas conhecidas: nessa época do ano surgem muitas promoções e descontos “irresistíveis”. Mas o consumidor precisa considerar a procedência dos produtos e se a loja realmente vai entregar o que está vendendo.

Segurança:  observe se o produto é certificado pelo Inmetro. O selo do instituto indica que o item foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas de segurança;

É importante verificar se o brinquedo está adequado para a faixa etária da criança.

Caso identifique desrespeito aos direitos do consumidor, informe o Procon para que a situação possa ser fiscalizada.

Para atendimento presencial em uma das unidades do Procon de Mogi, o agendamento é feito pelo site da Prefeitura (http://agendamentopac.pmmc.com.br/). Reclamações remotas podem ser feitas pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br. E para esclarecer dúvidas ou obter informações, basta ligar para o telefone 4798-5090.