Procon
Na semana da Black Friday, o Procon Mogi das Cruzes reforça as ações de orientação e fiscalização para garantir que o consumidor não caia em armadilhas durante o período de promoções.
A equipe do órgão está atenta às práticas abusivas e fraudes virtuais, como a chamada "pescaria", quando criminosos tentam obter dados pessoais e bancários por meio de links falsos e mensagens enganosas.
O Procon orienta que o consumidor verifique sempre a reputação da loja, confira se o site é seguro (com “https”) e desconfie de descontos exagerados. Também é importante monitorar os preços com antecedência para evitar a chamada “maquiagem de preço”, em que produtos são anunciados com falsos descontos.
Além disso, recomenda-se evitar compras por impulso e confirmar se a empresa possui canais oficiais de atendimento e CNPJ válido. “Outra orientação é optar pelo pagamento com cartão de crédito ou plataformas de pagamento seguras, pois facilitam o cancelamento em caso de fraude”, explica o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Álvaro Nicodemus Sanvido.
Durante o período, o Procon Mogi das Cruzes também acompanhará denúncias e reclamações encaminhadas pelos consumidores, atuando para coibir práticas ilegais e proteger o direito de quem compra.
Os consumidores que identificarem irregularidades podem registrar denúncia pelo email: procon.fisc@mogidascruzes.sp.gov.br, telefone: (11) 4798-5090, ou diretamente na sede do Procon Mogi das Cruzes.