Secretaria de Educação
Professores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes começaram nesta segunda-feira (08/09) as formações do projeto Educonexão, promovido pelo Instituto Claro, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa atenderá 38 professores e tem como foco o uso de tecnologias digitais em sala de aula. A capacitação será no modelo híbrido e a certificação será de 30 horas.
A secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho, destaca a importância do uso da tecnologia em sala de aula. “A tecnologia é uma ferramenta fundamental e esta parceria traz novas oportunidades para ampliar o uso destes recursos em sala de aula. Nossas crianças vivem neste mundo digital, o que que traz novas possibilidades de aprendizagem”.
A formação abordará a inovação educacional, cidadania e cultura digital, competências digitais docentes, tecnologia e bem-estar e a integração de tecnologias e metodologias ativas ao planejamento pedagógico alinhado à BNCC. Além do acesso à plataforma e a recursos educacionais, os professores participantes receberam um chip com plano gratuito por um ano e o município também contará com a instalação de Banda Larga no Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg).
Para o diretor do Departamento Pedagógico (Deped), Mitch Almeida, “Parcerias como essa, com o Instituto Claro, reforçam o nosso compromisso em oferecer oportunidades para que os nossos professores potencializem a sua atuação à luz da BNCC Computação e do Currículo Municipal. É importante discutir o quanto essas ferramentas precisam ser utilizadas em sala de aula com ética e responsabilidade”. O projeto é acompanhado na cidade pela técnica pedagógica Joelma Silveira.
Criado há 14 anos, o Educonexão tem o objetivo de fortalecer o papel dos educadores como protagonistas da inovação pedagógica com o uso das tecnologias digitais em sala de aula. As capacitações serão realizadas em formato online, garantindo flexibilidade e acesso aos participantes. O programa inclui encontros síncronos com especialistas, minicursos online, atividades práticas, desafios temáticos e acesso completo ao Portal do Instituto Claro. A programação segue até dezembro.
“O Educonexão é uma iniciativa que reflete o nosso propósito de promover o uso de tecnologias para transformar a educação e reduzir desigualdades. Ao iniciar as capacitações em Mogi das Cruzes, reforçamos o compromisso com a educação pública brasileira, levando ferramentas e conhecimento para que os educadores possam inovar em suas práticas e impactar positivamente a vida dos estudantes”, comenta Daniely Gomiero, Diretora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade na Claro e Vice-Presidente de Projetos do Instituto Claro.
O primeiro encontro contou com a presença de Açucena Tiosso, em nome do Instituto Claro e do Gerente de Vendas da regional, Fabio Augusto Taissun, representando a operação da Claro no município. Além de Mogi das Cruzes (SP), a iniciativa também capacitará professores de São Luis (MA) e Natal (RN). O projeto também apoiará, no formato online, 250 professores em território nacional.