Professores farão estudo de campo na nascente do Rio Tietê neste sábado

Secretaria de Educação

08 de abril de 2016
O curso é semipresencial e haverá também estudo de campo na nascente do Rio Tietê, a Usina Parque - Museu da Energia e a Barragem de Ponte Nova, localizados em Salesópolis.

Professores da rede municipal, que participam da turma do curso "Recursos Hídricos e Florestas", promovido pela Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, farão neste sábado (09/04), das 9 às 17 horas, um estudo de campo na nascente do Rio Tietê, em Salesópolis. Os educadores também visitarão a Usina Parque - Museu da Energia e a Barragem de Ponte Nova. A formação teve início em março e tem duração de 120 horas com atividades até o dia 4 de junho.

"O objetivo é identificar as origens dos recursos hídricos da região do Alto Tietê,
incentivando os professores a desenvolverem com seus alunos ações de conservação dos nossos recursos naturais e vida sustentável", destacou a coordenadora da unidade, Angélica Lucas Bezerra. Os cursistas farão registros sobre temas, como a origem da água, produção de energia elétrica, reservatório para abastecimento público, reflorestamento, recomposição de fauna aquática, mata ciliar, entre outros. Será feito também um relatório de estudo de campo, que irá compor o trabalho final do curso.

A formação é semipresencial e tem como objetivo abordar conceitos relevantes à gestão destes recursos e o papel da escola em sua preservação. A programação inclui palestras com profissionais da área e os professores deverão desenvolver o conteúdo nas unidades escolares em que atuam. Em 2015, foram atendidas duas turmas neste curso. A água foi o tema principal trabalhado nas ações da unidade durante o ano. (KCB)