Profissionais da rede municipal de ensino participam de formação sobre o material LEGO® Braille Bricks

Secretaria de Educação

03 de junho de 2026
O LEGO® Braille Bricks é uma metodologia baseada no brincar que ensina o Sistema Braille a crianças com deficiência visual. (Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI), em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, está promovendo uma formação para a utilização do material LEGO® Braille Bricks. Nesta terça-feira (02/06), no Bloco Didático do Cemforpe, os profissionais participaram de uma vivência prática das estratégias que podem ser utilizadas com os estudantes em diferentes contextos educacionais.

“Esta é uma importante parceria que contribui para a educação inclusiva em nossa cidade. Agradecemos a Fundação Dorina Nowil pelo apoio e a cessão dos kits que irão ampliar o atendimento que oferecemos às crianças com deficiência visual”, disse a secretária de Educação, Claudia Romanos. Participam da formação professores especialistas dos polos de AEE (Atendimento Educacional Especializado), professores de turmas regulares, profissionais de apoio, além de diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. 

Os tutores desta terça-feira (02/06) foram Inácio Athayde Oliveira, ?Maria Inês Ishikawa, ?Kátia Fonseca e ?Jéssica Alegria Arca. No encontro, os participantes fizeram montagens, conheceram estratégias para aplicarem com os estudantes e puderam esclarecer dúvidas em tempo real. “É uma aprendizagem que eu vou levar pra vida toda. Estou gostando muito do curso, achei que foi um ganho para nós. Sinto que agregou muito para mim enquanto pessoa”, disse Wanessa Lisboa Ferreira, professora da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia.

A formação ocorre desde março na modalidade on-line, com acompanhamento de tutor especializado e desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que apresentam as possibilidades pedagógicas do material. A prática favorece o desenvolvimento da alfabetização, da linguagem, da comunicação, da interação social e da aprendizagem por meio de experiências lúdicas e significativas.

A diretora do departamento, Claudia Regueiro, falou sobre a formação. “Além do material, foi abordada a história da educação especial e as necessidades de atendimento. Para nós , esta parceria é importante porque toda criança que tem baixa visão ou tem o acometimento visual será atendida com um material moderno, prático e lúdico. Isso é importante para as crianças e para os professores também”, disse.

O LEGO® Braille Bricks é uma metodologia baseada no brincar que ensina o Sistema Braille a crianças com deficiência visual, promovendo a alfabetização de forma lúdica, significativa e inclusiva. As peças mantêm o formato tradicional das peças do jogo original, mas seus pinos são organizados para representar símbolos do Sistema Braille.