Programa da Prefeitura de Mogi das Cruzes forma Agentes de Governo Aberto

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

01 de fevereiro de 2023

O Ciclo de Inovação em Governo Aberto, da Secretaria de Transparência e Dados Abertos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, está capacitando servidores municipais para que eles possam otimizar em suas respectivas secretarias o uso e o acesso de dados públicos à população.

As formações fomentam a cultura de inovação na administração municipal e têm como objetivo aprimorar as boas práticas de transparência, partindo das vivências e conhecimentos dos próprios funcionários públicos. Dessa forma, será possível criar uma cultura de inovação e dados na Administração, com servidores atualizados nas boas práticas de Governo Aberto e modernização da gestão pública.

Cada ciclo tem duração de dois meses e, neste primeiro momento, estão participando servidores da Secretaria de Educação. Ao longo dos próximos meses, a formação avançará para as demais pastas.

O secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, esclarece que a formação contribuirá com a eficiência da utilização de dados para a tomada de decisões e transparência enquanto diretriz da atual gestão. “Ao final deste primeiro ciclo, esperamos criar o modelo de uma ferramenta que ajude os cidadãos a acompanharem a inscrição em vagas de creches, por exemplo, pois esta é uma demanda muito latente ligada à Secretaria de Educação”.

Os participantes têm acesso a conteúdos sobre Transparência, Inovação, Governo Aberto, Criatividade, Gestão Ágil de Projetos, Dados Abertos e Design Thinking. Todo o treinamento é feito com base em técnicas de aprendizagem mão-na-massa e cocriação. As aulas acontecem no Polo Digital e na Escola de Governo.