Programa de Incubação do Polo Digital tem aprovados na primeira fase; segunda fase será na sexta-feira

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

03 de março de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta sexta-feira (05/03) a segunda etapa do processo de seleção do Programa de Incubação do Polo Digital. Dos 28 projetos inscritos, 13 foram aprovados na análise de requisitos para a submissão das propostas. A segunda etapa terá um modelo em que os responsáveis pelas startups farão uma apresentação curta para uma banca formada pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), que possui representantes da Prefeitura e da sociedade civil.

O corpo de jurados será formado pelos membros do CMIT e do Sebrae-SP Gilvanda Geraldina Figueirôa, Gabriel Bastianelli, Bruno Marques Panccioni, Fernando Martins, Célio Fabiano de Souza, Carlos Yamanaka, Claudio Januário Leopoldo e Rodrigo Garzi.

Na segunda fase, o tempo estimado para cada apresentação será de 5 minutos. Após, os avaliadores terão 10 minutos para fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Neste período, a banca fará uma breve entrevista com o responsável, para avaliar a experiência, o conhecimento sobre o projeto, domínio tecnológico, perfil empreendedor e a motivação para o negócio.

Esta edição do Programa de Incubação do Polo Digital é voltada para startups que tragam soluções referentes à gestão pública. Com isso, a Prefeitura poderá participar mais ativamente do apoio aos empreendedores, como uma plataforma para inovação. Ao todo, 13 eixos temáticos estavam disponíveis: Agricultura, Cultura, Defesa Civil, Educação, Energia, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Transparência e Gestão Pública, Turismo, Urbanismo e Zeladoria.

As GovTechs são startups digitais voltadas a melhorar a eficiência e efetividade de serviços públicos por meio do uso intensivo de dados e novas tecnologias. Já o conceito de Cidades Inteligentes é o de buscar soluções tecnológicas para apoiar o uso estratégico de recursos, gerando eficiência, desenvolvimento e qualidade de vida.