Programa Quitanda Social conquista o 2º lugar no Prêmio Josué de Castro 2021

Secretaria de Assistência Social

18 de outubro de 2021

O programa Quitanda Social, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, acaba de ser agraciado com o 2º lugar na categoria programa ou projeto política pública do Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP).

O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional. Além disso, o prêmio é uma oportunidade de conhecer programas e projetos, sejam eles públicos ou privados, que promovam a segurança alimentar e o bem-estar da população paulista.

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP) está vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A cerimônia de premiação acontecerá nesta quarta-feira (20/10), em São Paulo e contará com a presença da primeira dama do Estado, Bia Doria.

Além de programa ou projeto de política pública, o prêmio também teve a categoria de pesquisas científicas. O primeiro colocado de cada categoria receberá uma salva de prata. Já o segundo e terceiro, como é o caso da Prefeitura de Mogi, receberão menção honrosa, como reconhecimento estadual. A Prefeitura de Mogi também receberá, assim como todos os inscritos, certificado de participação.

O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, como a Cooprojur e a Copavat, além do governo federal. O programa consiste na aquisição de produtos frescos de agricultores locais e distribuição dos mesmos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em 2021, o programa teve um salto e saiu de 250 famílias atendidas em março para 1.420 famílias beneficiadas em outubro, quando se encerrou o ciclo de atendimentos do ano. Esse crescimento foi possibilitado pela inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que fez com que mais recursos, provenientes do governo federal, fossem direcionados à ação. Além disso, foi possível desenvolver um planejamento mais amplo e assertivo e atender locais e comunidades até então não abrangidos pelo programa.

O programa também teve a importante parceria da campanha humanitária Projeto e Salve + Vidas, da Fundação Banco do Brasil, que pela segunda vez contemplou Mogi das Cruzes. A articulação envolveu ainda o projeto FaçaumBemINCRÍVEL, uma iniciativa dos Agricultores de Quatinga, que visa evitar o desperdício de produtos agrícolas e destiná-los a famílias em necessidade.