Programa Quitanda Social conquista o 2º lugar no Prêmio Josué de Castro 2021

18 de outubro de 2021
Programa Quitanda Social conquista 2º lugar na categoria programa ou projeto política pública do Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Consea/SP

O programa Quitanda Social, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, acaba de ser agraciado com o 2º lugar na categoria programa ou projeto política pública do Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP).

O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional. Além disso, o prêmio é uma oportunidade de conhecer programas e projetos, sejam eles públicos ou privados, que promovam a segurança alimentar e o bem-estar da população paulista.

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP) está vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A cerimônia de premiação acontecerá nesta quarta-feira (20/10), em São Paulo e contará com a presença da primeira dama do Estado, Bia Doria.

Além de programa ou projeto de política pública, o prêmio também teve a categoria de pesquisas científicas. O primeiro colocado de cada categoria receberá uma salva de prata. Já o segundo e terceiro, como é o caso da Prefeitura de Mogi, receberão menção honrosa, como reconhecimento estadual. A Prefeitura de Mogi também receberá, assim como todos os inscritos, certificado de participação.

O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, como a Cooprojur e a Copavat, além do governo federal. O programa consiste na aquisição de produtos frescos de agricultores locais e distribuição dos mesmos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em 2021, o programa teve um salto e saiu de 250 famílias atendidas em março para 1.420 famílias beneficiadas em outubro, quando se encerrou o ciclo de atendimentos do ano. Esse crescimento foi possibilitado pela inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que fez com que mais recursos, provenientes do governo federal, fossem direcionados à ação. Além disso, foi possível desenvolver um planejamento mais amplo e assertivo e atender locais e comunidades até então não abrangidos pelo programa.

O programa também teve a importante parceria da campanha humanitária Projeto e Salve + Vidas, da Fundação Banco do Brasil, que pela segunda vez contemplou Mogi das Cruzes. A articulação envolveu ainda o projeto FaçaumBemINCRÍVEL, uma iniciativa dos Agricultores de Quatinga, que visa evitar o desperdício de produtos agrícolas e destiná-los a famílias em necessidade.