Secretaria de Educação
“Aprender e brincar é no Pró-Escolar!”é o nome da programação das diversas atividades lúdicas que acontecerão até quinta-feira (20/10) no Pró-Escolar, equipamento da Secretaria de Educação para o atendimento de alunos com Necessidades Especiais Educacionais, da rede municipal de ensino. Desde a última segunda-feira (17/10), as crianças, acompanhadas pelos pais, participam de oficinas, contação de histórias, jogos e brincadeiras ministradas por estagiários e profissionais do departamento.
“Esta é uma semana repleta de brincadeiras, jogos e oficinas, a fim de promover a diversão e a interação das crianças com os colegas e com as famílias, uma vez que os pais, irmãos e avós acompanham as diversas ações. O brincar em grupo é uma das formas de se promover a integração e socialização das crianças, afinal, ações como essa fazem parte do cotidiano das salas de aula. Entender as especificidades dos alunos especiais e auxiliá-los no desenvolvimento de recursos para a concretização de sua integração no contexto escolar é um dos objetivos do Pró-Escolar”, disse a diretora do DOP/Pró-Escolar, Érica Venturini.
A participação dos pais tem sido um diferencial da programação. “Estamos trazendo os pais para participarem desse processo, demonstrando a importância do brincar e apresentando atividades que podem ser replicadas em casa”, disse a diretora. As oficinas oferecidas são “Acalmando o corpo/Pote da Calma”, “Canto e Dança”, “Ludicidade e Brincadeiras”, “Jogos e Brincadeiras” e “Contação de Histórias”.
Além da programação, a parceria entre família e escola é fundamental. “Está sendo muito importante a presença dos pais nestas atividades, eles brincam com os filhos e presenciam a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança. A escola e a família precisam caminhar juntas”, disse a psicológa do Pró-Escolar, Sueli Ishida, que promoveu, junto às colegas, a oficina do Pote da Calma. O equipamento atende 440 alunos nas áreas de Psicologia Educacional, Psicopedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Pedagogia Especializada.
Os pais aprovaram a programação. “Achei super delicado da parte deles preparem toda uma programação para as crianças com esse lado lúdico. É muito bom participar com eles”, disse Ana Claudia Nobre Silva, mãe de Ana Clara Nobre Silva, 8 anos. A integração entre as famílias também foi um dos destaques. “Eu achei muito gostoso. Desde a semana passada minha filha está bem empolgada para participar, já fez até uma amiga”, contou Regina Goor de Faria Freitas, mãe de Sarah Goor, 9 anos.