Projeto "A Arte do Balé", da EM Heliana Mafra, apresenta espetáculo "Marisa Monte" no Theatro Vasques

Secretaria de Educação

16 de maio de 2025
Ao todo, 48 estudantes da rede municipal subiram ao palco do Theatro Vasques. (Divulgação/PMMC)

O projeto "A Arte do Balé", da Escola Municipal Profª Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo, em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, se apresentou na noite desta quinta-feira (15/05) no Theatro Vasques. Os estudantes do 5º ano exibiram um espetáculo produzido pela escola em comemoração aos 30 anos do álbum "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão", da cantora Marisa Monte.

Para a secretária de Educação, Darly Carvalho, o projeto é um exemplo de como a arte pode ser transformadora no ambiente escolar. "As apresentações do balé são reflexo de um trabalho que alia sensibilidade, disciplina e criatividade. A escola pode e deve ser um espaço de formação integral, e esse projeto mostra o quanto podemos avançar quando há dedicação, planejamento e amor pela educação", destacou.

Ao todo, 48 estudantes da rede municipal subiram ao palco do Theatro Vasques, sendo 38 deles da EM Heliana Mafra, além de outras 10 ex-alunas atualmente matriculadas no CEMPRE Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia. De acordo com a professora Thamires Costa, idealizadora do projeto e responsável pela condução artística do espetáculo, muitos deles nunca haviam entrado no local. "Foi uma noite memorável. O Theatro Vasques foi o primeiro palco da minha trajetória com a dança e, hoje, vejo meus alunos reescrevendo suas próprias histórias nesse mesmo espaço tão simbólico para a arte e a cultura brasileiras", relatou. 

A diretora da escola municipal, Regiane de Almeida Jordão, afirmou que o projeto desempenha um papel importante na formação dos alunos. "Para além do desenvolvimento da consciência corporal e ampliação da visão de mundo, o projeto inspira autoestima, confiança, oportunidades e esperança no cotidiano dessas crianças por meio da Cultura e da Arte, contribuindo numa formação ainda mais completa”, afirmou.

Idealizado em 2013 pela professora Thamires, o projeto “A Arte do Balé” integra o Programa Escola de Tempo Integral e atende estudantes do 1º ao 5º ano da unidade escolar. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento da consciência corporal, da sensibilidade artística e das habilidades socioemocionais das crianças por meio da dança clássica.